Tribuna Ribeirão
Educação

Educação prevê 15 câmeras por escola

Felipe Elias Miguel, secretário municipal da Educação, prestou contas na Câmara e apresentou números sobre contratação de professores, segurança e expansão de vagas

O secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel, garantiu na noite desta segunda-feira, 24 de junho, que a oferta de vagas nas escolas da rede de ensino do município aumentou. Também falou de segurança e sugeriu novas prestações de contas na Câmara, para expli­cações pedagógicas e para demonstrações da execução financeira.

A prestação de contas ocorreu em sessão da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, presidida pelo vereador Fabiano Guimarães (DEM). Também acompanharam a apresentação o líder do governo Duarte Nogueira Júnior (PSDB) no Legislativo, André Trindade (DEM), João Batista (PP) e Luciano Mega (PDT), membros da comissão.

Sobre a segurança nas escolas, o secretário informou sobre refor­mas, notadamente os reparos nas redes hidráulica e elétrica das uni­dades educacionais. Mostrou ainda o planejamento para implantar câmeras de monitoramento nas escolas, com 15 câmeras em cada unidade – mais de 1.600, já que a rede tem 109 unidades educa­cionais. O planejamento é manter a gravação, nas escolas, por 15 dias. Felipe Miguel ainda respondeu a perguntas dos vereadores e de cidadãos presentes à sessão da Comissão Permanente da Educação.

Ele se dispôs a fazer novas prestações de contas na comissão, para demonstrar situações pedagógicas e execução orçamentária da Se­cretaria, com explicações sobre as receitas e as despesas. “Há muitos outros dados que acho importante compartilhar com os vereadores e com a sociedade. São dados pedagógicos que merecem ser apresen­tados e discutidos. E vale também discutir as fontes de receita da educação e como os recursos são aplicados”, disse o secretário.

Em uma apresentação com mais de 100 slides, Miguel mostrou aos vereadores as escolas que estão prontas a serem entregues, as que estão em construção, em licitação e as planejadas e para as quais a Secretaria busca recursos. O secretário mostrou que até 2020 serão criadas 4.048 vagas em creches, duas mil na pré-escola e 800 vagas no ensino fundamental. Destas, 990 já foram criadas na pré-escola e 908 estão em fase de entrega, assim como 600 vagas na pré-escola.

Felipe Miguel informou sobre a contratação de 97 professores efetivos, a criação de mais 130 cargos de PEB III, sendo 80 de Arte e 50 de Educação Física e a previsão de contratação de, pelo menos, 45 professores temporários. Dos novos professores, 59 já estão em salas de aula, enquanto os demais solicitaram o adiamento de posse e iniciarão as atividades na primeira quinzena de julho.

Na apresentação, o secretário também apontou que houve aumento de 15,8% no número de professores e servidores da Secretaria da Educação, de 2.820 em 2014 para 3.267 neste ano, 447 a mais. Já o número total de servidores cresceu 10,3%, de 3.646 para 4.021, aporte de 375 no mesmo período.

Postagens relacionadas

Fatecs divulgam resultado das matrículas da 2ª chamada do vestibular

Redação 2

Escolas de São Paulo vão manter cronograma do novo ensino médio, diz conselho estadual

William Teodoro

Prouni: MEC inicia segunda chamada para comprovação de documentos

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com