Tribuna Ribeirão
Educação

Educação no Estado – Recesso de julho terá 15 dias a partir de 2020

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira, 26 de abril, que as 5.090 escolas da rede estadual terão quatro períodos de férias esco­lares, com redução do recesso no mês de julho. Em vez de um mês de férias no meio do ano, professores e alunos terão, a partir de 2020, apenas 15 dias de descanso no período.

Os outros 15 dias serão dis­tribuídos da seguinte forma: uma semana em abril e outra em outubro. O governo não de­talhou em quais semanas desses meses ocorrerão os recessos. Se­gundo o secretário da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, a mudança tem como objetivo a melhoria do processo de apren­dizagem. “Estudos mostram que períodos muito longos fora da escola atrapalham a aprendiza­gem, porque a criança demora a voltar no ritmo”, afirmou.

O secretário disse esperar que a mudança seja adotada também pelos 645 municípios do Estado, já que a integração dos calendários é importante para a administração direta, transporte e merenda, que mui­tas vezes são feitos em parceria nas redes estaduais e municipais. Para ele, a integração também ajuda professores que atuam em redes diferentes e pais que têm filhos em diferentes escolas.

Em Ribeirão Preto, neste ano, 46.921 estudantes – 22.696 do ensino infantil e 24.225 do fundamental – foram matricu­lados. Dentre as 109 escolas da rede municipal de ensino, 76 são de educação infantil e 33 de en­sino fundamental.

Na Diretoria Regional de Ensino (DRE) existem 110 esco­las do Estado e 64,2 mil alunos matriculados.

Em Ribeirão Preto são 74 unidades e 44,9 mil estudantes. A DRE é composta por 14 mu­nicípios: Altinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Luis An­tônio, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Vi­terbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul e Serrana.

O governador apresentou uma justificativa econômica para a mudança. Segundo Do­ria, os períodos extras de férias podem estimular o turismo. Um estudo feito pela secreta­ria de Turismo teria apontado um impacto econômico de R$ 5 bilhões para os municípios nos próximos três anos com a mudança. Eles estimam que 12 milhões de pessoas, entre alunos, professores e seus fami­liares, possam viajar nesses perí­odos de férias.

O evento de ontem contou com a participação do secretá­rio de Turismo, Vinicius Lum­mertz, e do vice-presidente re­gional da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime), Celso Fernando Iversen. A no­vidade será a introdução de re­cessos de uma semana ao final do primeiro bimestre, no mês de abril, e do terceiro bimestre, em outubro. Assim, alunos e profes­sores terão pausas ao término de todos os bimestres – ao final do segundo e do quarto bimestres, as férias estão mantidas.

“Estamos apresentando o novo calendário com oito meses de antecedência, logo, com tem­po suficiente para os entendi­mentos necessários até o início do ano letivo de 2020”, afirmou o governador. O próximo ano letivo começa no dia 3 de feve­reiro, com encerramento previs­to para 22 de dezembro. O obje­tivo é organizar o calendário e o planejamento das atividades pe­dagógicas, além de garantir que docentes que atuam nas redes estadual e municipais consigam conciliar os períodos de recesso escolar e férias.

Diferentemente de anos an­teriores, a Secretaria e a Undime optaram pelo início do ano leti­vo em uma segunda-feira. O ob­jetivo é facilitar a organização de famílias e equipes escolares para o retorno às aulas. Com as inter­rupções estratégicas no calendá­rio, alunos e professores ganham novo fôlego para manter o ritmo dos estudos sem comprometer o cumprimento dos 200 dias leti­vos previstos na Lei de Diretri­zes e Bases da Educação (LDB).

Postagens relacionadas

Weintraub deixa o Ministério da Educação

Redação 4

Conter desigualdade e formar professores devem ser prioridade da Capes

William Teodoro

Fuvest divulga relação de aprovados no vestibular 2020 da USP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com