Dando prosseguimento ao prometido em minha crônica de sábado passado, continuo levantando os graves e sutis problemasde nossa tão sofrida EDUCAÇÃO brasiliana. Quando ia comentar sobre os resultados do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização Profissional, que demonstrou a verdadeira realidade do nosso sistema educacional, fazendo mais um alerta ao tratamento vergonhoso que os chefetes políticoides educacionais tratam desde o aluno de menor idade passando pelo ensino médio e ainda não encerrandoao se falar no curso superior e principalmente nos ditos profissionais da EDUCAÇÃO.
Os resultados estão aí; basta os analisar e estabelecer uma política salutar para tal segmento! Acontece que os chefetes politicoides educacionais de plantão não se permitem a tal comportamento por incapacidade e por receio de serem expurgados de suas salas com ar condicionado, secretária etc…
O Exemplo do Fundeb foi marcante; referiu-se, como sempre à “célula mater” do nosso conhecimento: PORTUGUÊS eMATEMÁTICA ambas as matérias que fazem nascer a comunicação entre o povo brasiliano. No entanto o seu ensino, apesar doesforçodos chamados PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO “COMEDORES DE PÓ DE GIZ”, aqueles que verdadeiramente trabalham nada representam aos “lá de cima” péssimos para nós os brasilianos e para o mundo que se diz civilizado.
Não teci comentários a respeito dos baixos salários dos PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO “COMEDORES DE PÓ DE GIZ”, falamos línguas diferentes dos atuais detentores do poder; acredito que eles não conheçam uma escola se quer, talvez nem a tenham visitado como alunos em sua época… ‘É uma vergonha!
Outro assunto muito recente foi o incêndio ocorrido no nosso querido Museu Nacional. Em primeiro lugar não há como separar a Cultura da EDUCAÇÃO, portanto tal sinistro está intimamente ligado àqueles que se interessam por ambas e a responsabilidade continua a ser dos chefetes politicoides, agora em caráter geral, da Cultura, da EDUCAÇÃO do setor orçamentário e assim por diante. O comando de nossa Terra Brasilis está simplesmente falido.
Tive notícias nesta semana que o Sr. Presidente em final de mandato convocou uma reunião para estudar o problema. Quem sabe esta catástrofe consiga abrir os olhos daqueles que se dizem nossas autoridades e que se permita à nossa tão querida “Terra Brasilis” se erguer não apenas no noticiário da malversação de nossos dinheiros, não apenas com notícias policiais que vão desde a prisão de um reles “ pé de chinelo” até as “Lava Jato”, “Sevandija” da vida!
Com a palavra você Eleitor(a) que está agora com a mais poderosa arma na mão: O VOTO!