A prefeitura de Ribeirão Preto abriu procedimento administrativo para investigar denúncia de fraude na vacinação de educadores contra a covid-19. A acusação foi divulgada pelo próprio secretário municipal de Educação, Felipe Elias Miguel, no Facebooke de um grupo de profissionais da área.
“Retrato da falta de respeito de colegas da Educação (e outros) com a Saúde e com a organização. Pessoas se passando por outras, pessoas que não são da educação e até um caso de pessoa tomando três doses. O esforço é enorme para filtrar pessoas de caráter duvidoso. Infelizmente é a realidade”, escreveu o secretário.
Ao Tribuna, a Secretaria Municipal da Educação informou nesta sexta-feira, 18 de junho, que na etapa de vacinação para os profissionais da educação realizada na quarta-feira (16), houve denúncia relacionada a uma pessoa que poderia ter sido imunizada três vezes. A Secretaria Municipal da Saúde está investigando o caso.
A pasta informa também que trabalha junto à Secretaria da Saúde para avançar no processo da vacinação e um novo agendamento será aberto na próxima semana. A mais recente etapa de vacinação destes profissionais na cidade aconteceu na quarta-feira (16), quando 900 doses foram disponibilizadas com agendamento prévio.
A imunização ocorreu no Centro Médico do RibeirãoShopping. Uma nova etapa de vacinação será realizada entre segunda (21) e terça-feira (22) na Escola Estadual Otoniel Mota e vai contemplar 4,5 mil profissionais com idade entre 18 e 44 anos. Não há mais vagas disponíveis.
As 4.500 ampolas esgotaram em menos de uma hora. Este grupo é formado por professores, diretores, coordenadores, monitores, supervisores e demais profissionais da área da educação. Segundo a prefeitura, quem não conseguiu fazer o agendamento terá de esperar a chegada de mais vacinas enviadas pelo governo de São Paulo.
Para quem conseguiu se cadastrar, a vacinação acontecerá na segunda e terça-feira a partir das oito horas, na Escola Estadual Otoniel Motta, na rua Prudente de Morais nº 764, no Centro. Na hora da imunização o público deste grupo deverá apresentar documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF), número do protocolo de agendamento e comprovante de residência atualizado.
Também deverão apresentar ficha do Vacivida preenchida, QR Code impresso (não será aceito pelo celular) fornecido pela Secretaria de Estado da Educação, carteira do conselho de classe e/ou comprovante do vínculo empregatício – Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou holerite de abril ou maio.