A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Educação, autorizou nesta terça-feira, 4 de janeiro, o chamamento de 53 novos professores para garantir que as escolas da rede pública de ensino do município retornem presencialmente com o quadro de docentes completo. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira, 4 de janeiro.
Para compor a equipe de profissionais, foram chamados em regime estatutário, ou seja, aprovados via concurso público nº 002/2018, três professores de Língua Portuguesa, quatro professores de Matemática, dois professores de História e 44 professores de Língua Inglesa.
No ano passado, a rede pública do município tinha 47.271 alunos matriculados em 134 escolas de ensino fundamental e de educação infantil. São 31 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), 37 Centros de Educação Infantil (CEIs), 44 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e 22 escolas conveniadas.
Em 2022, o ano letivo começará no dia 3 de fevereiro em todos os segmentos – educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação especial –, com 100% dos estudantes e presença obrigatória, cumprindo todos os protocolos sanitários que dispõem sobre prevenção à covid-19.
A Secretaria Municipal da Educação fará a aferição da temperatura dos alunos na entrada das escolas. Depois, os estudantes serão conduzidos diretamente para as salas, além de terem sido orientados a manter o uso de máscara facial e de álcool gel para higienização das mãos.
No próximo ano letivo haverá a ampliação da carga horária, com a implantação da sexta aula para o ensino fundamental; recuperação paralela, no contraturno escolar, com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática; reestruturação da Língua Inglesa, com a implantação de três aulas semanais para os anos iniciais do ensino fundamental e a ampliação para cinco aulas semanais para os anos finais do fundamental.
Ainda haverá novo material didático, o Programa Municipal de Alfabetização e Letramento, além das formações aos nossos professores da rede, que serão intensificadas pelo Centro Educacional Paulo Freire. Também haverá a climatização de todas as mais de mil salas de aulas com ar-condicionado.
Esta medida proporcionará ambientes propícios à aprendizagem; novos computadores e kits multimídia para todas as escolas. Por fim será ampliado o Programa Reverdejamento de 108 escolas, uma ação inédita, com o investimento de R$ 5,4 milhões para verdejar as unidades escolares.
Plano de expansão
A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Educação, está investindo R$ 60 milhões na construção de 20 novas escolas, incluindo o aumento da capacidade de atendimento em unidades já existentes. Em 2021 foram inauguradas sete unidades gerando um total de oito mil novas vagas para a educação infantil e ensino fundamental.
Escolas entregues desde o ano de 2020
Escola de Educação Infantil Dr. Fábio Musa
Vagas: 1.036 de 0 a 5 anos
Escola de Educação Infantil Marlene Marreiro Sibille
Vagas: 97 de 0 a 3 anos
Escola de Educação Infantil Eduardo Diniz Junqueira
Vagas: 129 de 0 a 4 anos
Escola Municipal de Educação Infantil Anita Procópio Junqueira
Vagas: 420 de 0 a 5 anos
CEI e EMEI Jardim Interlagos
Vagas: 319
CEI e EMEI Parque Ribeirão
Vagas: 319
CEI e EMEI Jardim Aeroporto
Vagas: 319
CEI e EMEI Jardim Helena
Vagas: 319
CEI e EMEI Manoel Penna
Vagas: 319
Escola Municipal de Educação Infantil Moacir Firmino
Vagas: 319 de 0 a 5 anos
Escola de Educação Infantil Geny Biagioni Veiga
Vagas: 420 de 0 a 5 anos
Escola de Educação Infantil Nagib El Khouri Lian
Vagas: 420 de 0 a 5 anos
Escola de Educação Infantil Professora Florianete de Oliveira Guimarães
Vagas: 319 de 0 a 5 anos
Escola de Educação Infantil Deputado João Cunha
Vagas: 319 de 0 a 5 anos
Escolas em obras
EMEF Domingos Angerami
Vagas: 800
EMEF Cristo Redentor
Vagas: 800
EMEF Professora Eponina de Britto Rosseto
Vagas: 524
CEI e EMEI Fazenda da Barra
Vagas: 319