A Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto divulgou nota para responder as afirmações feitas pelo professor Sandro Cunha dos Santos, no dia 19 de maio de 2023, no Jornal Tribuna Ribeirão, referente ao Trabalho Docente Coletivo (TDC).
“É importante esclarecer que o Trabalho Docente Coletivo (TDC) é regulamentado pela Pasta, e seu cumprimento levando em consideração uma abordagem formativa diversa (TDC Escola, Plataforma, Rede e Acompanhamento), tem autonomia jurídica para distribuir o horário do cumprimento.
Diferente do que foi dito, esta secretaria possui filosofia educacional e modelo pedagógico democrático baseados em documentos legais (Referencial Curricular de Ribeirão Preto, BNCC, BNC-Formação Continuada, entre outros) e em dados objetivos (avaliações internas e externas; respostas de formulários e pesquisas).
A Secretaria da Educação repudia veementemente o uso de informações falsas sobre o trabalho de formação docente efetuado. Só em 2022 o Centro Educacional Paulo Freire realizou 72 encontros síncronos destinados a 550 docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, com impactos indiretos para 12.251 estudantes.
Já para os professores dos anos finais do ensino fundamental (o que inclui formações de História, componente curricular em que atua o professor), foram 283 encontros síncronos destinados a 782 docentes com impactos indiretos para 9.539 estudantes. Colocamo-nos à disposição para esclarecimentos e sugestões pedagógicas.”