Tribuna Ribeirão
Cultura

Eduardo Machado promove 2ª oficina

DIVULGAÇÃO/SESC

O projeto “O contrabai­xo na MPB”, do renomado contrabaixista e professor de música Eduardo Machado, continua neste mês de mar­ço. Nesta sexta-feira (11), às 19 horas, no canal do músico no YouTube (www.youtube.com/EduardoMachadoBass), a oficina “Técnicas do con­trabaixo na música brasileira” apresenta os grandes mestres deste instrumento, com par­ticipação especial de Sizão Machado, que já atuou ao lado de Elis Regina, Djavan, Ivan Lins, Belchior, Milton Nascimento, Chico Buarque, Gal Costa, entre outros.

“O mestre Sizão Machado é um dos baixistas mais im­portantes da história da músi­ca brasileira. Ele desenvolveu uma maneira muito particular de condução do contrabaixo, que influenciou gerações de músicos. Essa identidade mu­sical, ou seja, você ouvir uma música e reconhecer quem está tocando, é a coisa mais difícil de se alcançar. São raros os músicos que conseguem desenvolver sua ‘assinatura’”, ressalta Eduardo Machado.

O avô de Sizão, Juca Barre­to, que o incentivou a estudar música, a tocar um instru­mento, nasceu e morou em Franca. Na oficina, além de ver o músico em ação, os par­ticipantes terão a oportunida­de de conhecer e entender as técnicas mais usadas na exe­cução do contrabaixo acústico e do baixo elétrico, sempre no universo da música brasileira.

“Vamos mostrar a função e o papel que o baixo exerce nessa ‘engrenagem’ que é uma banda ou um grupo musical, as diferentes abordagens e caminhos que os estudantes de música e músicos podem seguir”, explica Eduardo. Com apoio do Bolsa Cultura da Fundação para o Esporte, Arte e Cultura (Feac) da pre­feitura de Franca, o projeto “O contrabaixo na MPB” aconte­ce até abril e contempla qua­tro oficinas gratuitas, sendo encerrado com um show solo de música instrumental.

A primeira oficina, que já está disponível no link (https://www.youtube.com/watch?v=e0EYc4vN61E), abordou a “História do con­trabaixo brasileiro”, desde a década de 1930 até os dias atuais, suas influências e con­tribuições para a evolução dos ritmos brasileiros como o ma­xixe, chorinho, frevo, ciranda, quadrilha, marchinhas de car­naval até os sambas e baião.

O músico
Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabai­xo brasileiro da atualidade, Eduardo Machado é forma­do no Conservatório de Tatuí (SP) e expressa em seu instru­mento destreza e versatilida­de, características preservadas nos seus 32 anos de carreira, como músico e professor.

Sua discografia é com­posta por nove CDs e dois DVDs, com destaque para quatro turnês internacionais, com apresentações em diver­sos países da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, e premiação no con­curso “Novos Talentos do Jazz” (Savassi Festival, Belo Horizonte/MG, 2009).

Já participou de shows e gravações com grandes no­mes da música brasileira e internacional como Zeca Baleiro, Roberto Menescal, Toquinho, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Jair Rodrigues, Sandra de Sá, Paula Lima, Margareth Menezes e Dinho Ouro Preto.

Também tocou com Luiz Caldas, Zé Geraldo, Diego Figueiredo, Larry Coryell, Arthur Maia, Hamilton de Holanda, Robertinho Silva, Toninho Ferragutti, Victor Bi­glione, Toninho Horta, Celso Pixinga, Gabriel Grossi, Edu Ribeiro, Marku Ribas, Carlos Bala, Derico, entre outros.

Postagens relacionadas

Carnaval é tema de peça infantil

Redação 1

Hoje tem tributo a Elton John em RP

Redação 1

Pop e rock embalam o happy hour no Cartel da Navalha

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com