Quando se fala em música brasileira, o primeiro estilo musical que vem à cabeça é o samba. O gênero e suas vertentes como bossa nova, chorinho, samba jazz, samba-rock e samba-funk, entre outros, é o tema da oficina que o renomado contrabaixista e professor de música, Eduardo Machado, promove nesta sexta-feira, 25 de março, às 19 horas, em seu canal do YouTube (www.youtube.com/EduardoMachadoBass).
O encontro virtual faz parte do projeto “O contrabaixo na MPB”, que acontece até abril. “É um trabalho de pesquisa para resgatar alguns estilos musicais da MPB, com a produção de um conteúdo de qualidade, que pode ser consumido e apreciado não somente pelos baixistas e músicos, mas por todos que gostam e querem saber um pouco mais desse rico universo da música e da cultura brasileira”, diz Eduardo Machado.
A ideia do projeto é incentivar o consumo de música brasileira e, dessa forma, manter a cultura sempre viva. “O samba, sem dúvida nenhuma, é o nosso ritmo mais conhecido no mundo todo. Nessa oficina vou falar sobre suas várias vertentes como a bossa nova, chorinho, marchinhas, samba-canção, samba de breque, partido alto, samba jazz, sambaião, samba enredo, samba-rock e o samba-funk”, diz o músico.
Com apoio do Bolsa Cultura da Fundação para o Esporte, Arte e Cultura (Feac) da prefeitura de Franca, o projeto “O contrabaixo na MPB” acontece até abril e contempla quatro oficinas gratuitas, sendo encerrado com um show solo de música instrumental. As oficinas “História do contrabaixo brasileiro” e “Técnicas do instrumento na música brasileira” (participação especial de Sizão Machado) estão disponíveis no link (https://www.youtube.com/playlist?list=PLNTLFrSmqW2D-T1risULUFRc2c_E962bf).