Até o próximo domingo, 15 de outubro, acontece a 44ª Feira do Livro Espírita de Ribeirão Preto (Flerp). Tradição na agenda cultural da comunidade espírita e da cidade como um todo, o evento funciona diariamente, aberto para visitação das 8h às 21h30. A realização é da União das Sociedades Espíritas – Intermunicipal de Ribeirão Preto (USE). Nesta quinta-feira (12), às 10h, o coral “Som da Nova Era” vai soltar a voz e, em seguida, às 11h, será a vez do tradicional Sexteto Colibri apresentar choros e MPB.
Às 19h30, a apresentação será do coral “Viva Voz”. Para fechar o feriado, Vanderlei Miranda fará uma palestra às 20h com o tema “A justiça, o amor e a caridade: recursos para uma fase de transição”. Na sexta-feira, dia 13, o coral “Meimei (Centro Espírita Deus e Caridade de Sertãozinho)” vai se apresentar às 19h30.
Às 20h, haverá a palestra “Lei do progresso”, com Regina Tamburus Burin. No sábado (14), às 10h, a atração será o grupo musical formado por Denizart Castaldelli, Cidinha Meireles e Nelinha Patermo (Sanatório Espírita Vicente de Paulo). Às 19h30, o coral “Vibrações de Amor” vai encantar os visitantes. Às 20h, o Grupo de Teatro Espírita Pequeninos de Jesus vai encenar o espetáculo de dramaturgia “Eurípedes Barsanulfo – um testemunho de amor”.
A programação do último dia de Flerp, no domingo (15), começa às 10h, com a participação dos grupos de jovens espíritas de Ribeirão Preto e da região. O encerramento será às 11h30, com Eduardo Pereira Júnior. O programa “Evangelho na Praça” acontece diariamente, às 12h30 – Jorge Jossi Wagner (12), Geraldo Valadares (13) e Merhy Seba (14).
A feira – No ano passado, mais de oito mil livros foram vendidos, com um público estimado de mais de 10 mil visitantes. Neste ano, a organização da feira mantém seu principal objetivo de divulgar a doutrina espírita, propiciando acessibilidade às obras literárias do gênero a um número cada vez maior de pessoas. Para isso, reúne uma extensa programação durante os 11 dias de realização, com palestras e atrações artísticas.
A feira conta com a presença de todas as casas espíritas da cidade, o que visa intensificar os debates e agrupar maior número de público. Nesta edição, estão disponíveis para a venda mais de 15 mil exemplares de livros e mil títulos de livros, CDs, DVDs e áudio-livros sobre o assunto – todos com até 50% de desconto.
O evento está instalado em uma tenda de 300 metros quadrados na Praça Carlos Gomes, no coração de Ribeirão Preto. A organização tem boas expectativas quanto à participação do público, que vem crescendo a cada ano. Segundo o presidente da USE, Mário Gonçalves, os visitantes encontram no local uma seleção de títulos que contempla todos os gêneros da literatura espírita: obras fundamentais, romances, poesias, contos, científicos, filosóficos, infantis, entre outros.
“Quase uma centena de obras recém-lançadas estará à disposição dos leitores que buscam pelos lançamentos”, destaca. O presidente da entidade ressalta ainda que a Feira do Livro Espírita de Ribeirão Preto comemora os 160 anos do primeiro e principal livro da doutrina, com o tema central “O Livro dos Espíritos – Luz para Humanidade”. Mais informações podem ser obtidas no site www.userp.org.br ou pelo telefone (16) 3610-1120.
Homenageado – Nesta edição da Flerp, o homenageado não é propriamente um escritor, mas alguém que exemplificou durante toda sua vida como se vive um cristão. Trata-se de Eurípedes Barsanulfo, que nasceu 1º de maio de 1880, em Sacramento -MG e faleceu na mesma cidade, aos 38 anos de idade, em 1º de novembro de 1918. Ele fundou em 1º de abril de 1905 o Colégio Allan Kardec – a primeira escola espírita do Brasil, que se tornou um marco no campo do ensino.