Dr. Adão F. de Freitas *
Estamos vivendo em um mundo catastrófico em que as diferenças com o mundo do século XX estão sendo cada vez menores. E já tivemos a oportunidade de estampar aqui mesmo nesse espaço, que a brutalidade contra o ser humano foi a marca característica do século XX.
E o XXI parece estar se direcionando para as mesmas características. Portanto, é preciso ter fé, para que isso não aconteça.
Nessa segunda década estão ocorrendo no mundo dez guerras. E isso é um fato deplorável, sem contar que milhões de seres humanos estão vivendo em condições de miséria absoluta onde as péssimas condições de saúde constituem a marca fundamental.
Para essas pessoas o progresso científico e tecnológico ainda é um sonho distante. Milhões de crianças não têm acesso às vacinas e as condições alimentares ainda são precárias.
Enquanto a média de vida das populações de uma parte do mundo, o chamado desenvolvido está aumentando consideravelmente, em outra, principalmente no continente africano, não está acompanhando e a média de vida continua muito baixa.
É urgente que essas diferenças sejam reduzidas e que o progresso científico e tecnológico seja capaz de atingir a 100% da população mundial.
Enquanto o mundo do século XXI parece cada vez se aproximar do anterior, o Brasil em particular, também parece caminhar nessa direção. O Brasil político também parece se direcionar para essa condição.
No dia a dia quem acompanha o desenrolar dos fatos, se defronta com uma decepção atrás da outra. E tem ocorrido fatos que constituem verdadeiro absurdo. Algo inacreditável. Parece que o país caminha para uma divisão em que cada parte defende com unhas e dentes as suas ideias.
E o que é pior: muitas dessas ideias são inconsistentes levando a crer que se concretizarem não levaria a nada. Essa divisão de opiniões chega ao cúmulo de separar famílias e amigos.
Fazendo uma retrospectiva da história do país, em poucas vezes isso ocorreu e quando, sim, o resultado foi o pior possível. É preciso que os ânimos sejam serenados para que a paz seja algo sólido em nosso país, para que o bem-estar de todos.
E para que isso aconteça é preciso ter fé. Feliz Ano-Novo a todos.