Dois criminosos armados roubaram o diretor e 15 professores da Escola Estadual Esplanada da Estação, no Jardim Jóquei Clube, Zona Norte de Ribeirão Preto, na noite de terça-feira, 21 de maio. O assalto ocorreu no início do período noturno. A dupla pulou o muro do estabelecimento de ensino e fugiu com dinheiro, celulares e joias das vítimas.
Assustados com a ação criminosa, os educadores não reagiram e ninguém se feriu. A diretora regional de Ensino, Simone Maria Locca, confirma as informações e esclareceu que o diretor estava no pátio, nos preparativos para uma reunião, quando foi surpreendido com uma arma na cabeça. Ela relata que “eles não estavam mais no horário de aula e, por sorte, todos os alunos já tinham ido embora”, diz
“Agora, conversarei com a Polícia Militar para reforçar a segurança na região”, afirma a dirigente. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo também foi comunicada. A escola não tem sistema de monitoramento com câmeras de segurança e nem concertinas nos muros. Essa não é a primeira vez que bandidos invadem a unidade: em fevereiro, outra invasão foi registrada e houve vandalismo. Uma professora grávida foi ameaçada no roubo e se sentiu mal. Ninguém foi preso e a ocorrência é investigada pela Polícia Civil.
No início de maio, o prédio foi incendiado. “Já levaram merenda, já puseram fogo na cozinha, já puseram fogo na sala de aula, então é uma coisa que não dá para compreender”, diz a dirigente. Na noite de terça-feira, os assaltantes usavam capacetes e renderam o diretor quando esperava uma professora chegar para participar de uma reunião semanal de planejamento. O educador foi levado até a sala de reunião onde estavam outros professores. Em seguida, os dois homens fugiram em uma moto e não foram encontrados pela polícia.