As pessoas que saem cedo de casa para trabalhar ou estudar passaram sufoco na madrugada desta quinta-feira, 28 de setembro. Por volta das 5h20, assaltantes espalharam o terror em pontos de parada de ônibus na região central de Ribeirão Preto e na Zona Norte. Dois homens em uma moto fizeram um arrastão e roubaram ao menos 20 pessoas em cerca de uma hora.
A primeira ação foi registrada no ponto de parada de ônibus da rua Lafaiete, em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião, a menos de 100 metros de uma base da Polícia Militar. As vítimas aguardavam pelo transporte coletivo urbano quando os assaltantes motoqueiros chegaram na contramão. O garupa desceu com a arma em punho e ameaçou a todos, exigindo bolsas, carteiras, celulares, joias e relógios.
Cerca de dez pessoas foram assaltadas nesta ação. Segundo testemunhas que preferem ficar no anonimato, a mesma dupla roubou as pessoas que aguardavam ao ônibus em um ponto na rua Visconde de Inhaúma, a poucos metros dali. As vítimas registraram boletins de ocorrência na Central de Flagrantes, na rua Duque e Caxias – as imagens das câmeras do projeto Olhos e Águia não identificaram a placa da moto e nem os bandidos.
A mesma dupla de assaltantes, 40 minutos depois, segundo informações obtidas pela Polícia Militar, fez mais vítimas na confluência das ruas Coronel Américo Baptista com João Pestana, no Jardim Alexandre Balbo, na Zona Norte de Ribeirão Preto, em outro ponto de ônibus. Mas os ladrões foram mais ousados. Uma senhora que esperava pelo ônibus da linha José Procópio, na mesma região, foi assaltada momentos depois no bairro vizinho.
A PM informou que não foi possível captar imagens da ação criminosa na área de cobertura das câmeras de vigilância. A Polícia Civil vai investigar a autoria dos crimes. As vítimas relataram que os dois homens fizeram várias ameaças. Na terça-feira (26), um bandido agrediu o motorista de ônibus Rodrigo Gomes da Silva, de 38 anos.
Ele impediu que o ladrão entrasse no veículo para assaltar os passageiros, mas acabou levando várias coronhada na cabeça. Com tontura, perdeu o controle do coletivo e bateu contra uma casa na confluência das ruas Martin Afonso de Souza e Cuiabá, no Sumarezinho, na Zona Oeste da cidade. Quinze passageiros estavam no ônibus.