Os músicos Jacque Falcheti e Flávio Vasconcelos, que formam o Duo Passim, lançam nesta sexta-feira, 30 de abril, nas plataformas digitais, o single “Fado Bruto”. O clipe oficial pode ser acessado também no canal do YouTube (www.youtube.com/duopassim). A música, composta por Flavio Vasconcelos especialmente para o novo álbum, revela seu incômodo em torno da história da colonização do Brasil, com uma história de amor e desamor entre a terra Brasilis e o invasor, e integra o segundo disco “Passim II”, que será lançado em junho.
“Não tem como ignorar o lado cruel, desumano desta história toda. Na verdade, é um amor tóxico, com elementos complicados e complexos. Por isso, tem inspiração livre no fado, um ritmo muito teatral, descontente, aventureiro, narcisista, que passa uma força muito grande e complementa com a imponente interpretação de Jacque”, diz o compositor. “’Fado Bruto’ é uma sátira, meio jocosa, cínica, petulante. É uma cena para contar essa história doída e pesada que nós, até hoje, carregamos”, ressalta Flavio Vasconcelos.
No álbum “Passim II”, gravado em sexteto, Jacque Falcheti (voz e pandeiro) e Flávio Vasconcelos (violão e voz) são acompanhados por Melina Cabral (vibrafone, percussão), Jonas Moncaio (violoncelo), Rodrigo Müller (corne inglês, oboé, flauta) e Rui Kleiner (bandolim). As canções inéditas trazem a influência do mundo ibérico na música brasileira, histórias, epopeias, melodias e poesias que contam da saudade, do além-mar através de modinhas, choros, samba-canção, fados, xotes, música caipira, entre outras linguagens.
O novo álbum conta ainda com participações especiais de Monica Salmaso e Andrea dos Guimarães, que também assina a direção musical do disco. Com realização do governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o lançamento do single “Fado Bruto” faz parte do Projeto Passim, premiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC).
Criado em 2015 em São Carlos (SP), Passim se debruça na investigação da musicalidade brasileira e suas influências e interpreta canções autorais que exprimem diversos contextos, ora socialmente engajados, ora sensíveis e poéticos, viajando através das palavras cantadas pela riqueza de ritmos da cultura brasileira.
O nome “Passim” vem do latim e significa “aqui e lá”, e descreve o lado viajante desse projeto que já realizou turnês na Europa e na África e teve seu primeiro CD produzido e gravado em Portugal. O duo se prepara para lançar o segundo CD, premiado pelo edital ProAc-Editais (primeiro lugar), inspirado no universo ibérico com instrumentações da música popular e erudita e participações especiais de artistas renomados da MPB.