Tribuna Ribeirão
Cultura

Duo Passim lança single ‘Fado Bruto’

FOTO: LUCAS PARDAL

Os músicos Jacque Fal­cheti e Flávio Vasconcelos, que formam o Duo Passim, lançam nesta sexta-feira, 30 de abril, nas plataformas digi­tais, o single “Fado Bruto”. O clipe oficial pode ser acessado também no canal do YouTube (www.youtube.com/duopas­sim). A música, composta por Flavio Vasconcelos especial­mente para o novo álbum, re­vela seu incômodo em torno da história da colonização do Brasil, com uma história de amor e desamor entre a terra Brasilis e o invasor, e integra o segundo disco “Passim II”, que será lançado em junho.

“Não tem como ignorar o lado cruel, desumano desta história toda. Na verdade, é um amor tóxico, com elemen­tos complicados e complexos. Por isso, tem inspiração livre no fado, um ritmo muito tea­tral, descontente, aventureiro, narcisista, que passa uma força muito grande e complementa com a imponente interpreta­ção de Jacque”, diz o composi­tor. “’Fado Bruto’ é uma sátira, meio jocosa, cínica, petulante. É uma cena para contar essa história doída e pesada que nós, até hoje, carregamos”, res­salta Flavio Vasconcelos.

No álbum “Passim II”, gravado em sexteto, Jacque Falcheti (voz e pandeiro) e Flávio Vasconcelos (violão e voz) são acompanhados por Melina Cabral (vibrafone, percussão), Jonas Moncaio (violoncelo), Rodrigo Müller (corne inglês, oboé, flauta) e Rui Kleiner (bandolim). As canções inéditas trazem a in­fluência do mundo ibérico na música brasileira, histórias, epopeias, melodias e poesias que contam da saudade, do além-mar através de modi­nhas, choros, samba-canção, fados, xotes, música caipira, entre outras linguagens.

O novo álbum conta ainda com participações especiais de Monica Salmaso e Andrea dos Guimarães, que também assi­na a direção musical do disco. Com realização do governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Eco­nomia Criativa, o lançamen­to do single “Fado Bruto” faz parte do Projeto Passim, pre­miado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC).

Criado em 2015 em São Carlos (SP), Passim se debruça na investigação da musicalida­de brasileira e suas influências e interpreta canções autorais que exprimem diversos con­textos, ora socialmente enga­jados, ora sensíveis e poéticos, viajando através das palavras cantadas pela riqueza de rit­mos da cultura brasileira.

O nome “Passim” vem do latim e significa “aqui e lá”, e descreve o lado viajante desse projeto que já realizou turnês na Europa e na África e teve seu primeiro CD produzido e gravado em Portugal. O duo se prepara para lançar o segundo CD, premiado pelo edital ProAc-Editais (pri­meiro lugar), inspirado no universo ibérico com instru­mentações da música popu­lar e erudita e participações especiais de artistas renoma­dos da MPB.

Postagens relacionadas

Pesquisadora de Ribeirão Preto é a única brasileira selecionada como bolsista do Portulans Institute

William Teodoro

Recra terá tributo ao trio The Police

Redação 1

Vida de contraste inspira livro de Stepan Nercessian

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com