Tribuna Ribeirão
Cultura

Duas exposições no Santa Úrsula

A exposição fotográfica “Pa­lácios Cariados”, realizada no mês de julho na praça XV de Novembro, em Ribeirão Preto, ganha novo local. Desde 25 de agosto, o trabalho do fotógrafo ribeirão-pretano Jonas Golfeto, em parceria com Anita Ferreira (convidada para participar des­se projeto), pode ser visitado no Shopping Santa Úrsula, no se­gundo piso (em frente à livraria Saraiva), até 1º de outubro.

Já a fotógrafa Selma Arena­les está com a exposição “Ca­minhos da Itália” no primeiro piso do empreendimento. Uma longa travessia por entre mon­tanhas e mares, desembarcando em grandes e pequenas cidades, descobrindo pequenos vilarejos incrustados nos topos das mon­tanhas e debruçados sobre o azul turquesa do Mar Mediterrâneo.

As duas exposições têm en­trada franca e são abertas à po­pulação. O Santa Úrsula fica na rua São José nº 933, Centro de Ribeirão Preto. Mais informa­ções pelo telefone (16) 2012-7400. A mostra “Palácios Ca­riados” traz ensaios fotográficos de edificações antigas e abando­nadas de Ribeirão Preto e outras quatro cidades do Estado de São Paulo: São Luís do Paraitinga (SP), Santos (SP), São Manuel (SP) e Presidente Prudente (SP).

“Estas cinco cidades foram escolhidas não só pela impor­tância histórica, mas por serem cidades que participaram de todos os ciclos econômicos do Brasil (ouro, cana e café, algo­dão)”, explica o fotógrafo Jonas Golfeto. Segundo ele, as cidades têm influências arquitetônicas singulares, além de serem cida­des que sofreram a ação de colo­nizadores europeus de variadas etnias e que deixaram edifica­ções arquitetônicas e estilo neo­clássico. “Hoje elas são antigas e sofreram a ação do tempo e, por vezes, abandono”, destaca.

O trabalho traz 20 obras fo­tográficas encaixadas e monta­das em seis folhas de portas de janelas retiradas de demolidoras, recriando assim o espaço dos edifícios fotografados. “A ideia é convidar o público a interagir com o conceito visual da expo­sição e mergulhar no universo da história através do que restou da erosão praticada pelo aban­dono”, mostra Jonas Golfeto. As obras contam ainda com versos da poeta Lídia Mora. “Os textos acrescentam às obras uma boa dose de lirismo, porém sem nos­talgia”, explica o fotógrafo.

Segundo Jonas Golfeto, a po­eta Lídia Mora, provavelmente nascida em Rio Claro (SP), em 1924, deixou um legado impor­tante: um conjunto de poemas chamado O Centro da Cidade no Meu Ventre. “Descobrimos a poeta durante nossa investiga­ção fotográfica em São Luiz do Paraitinga e resolvemos incluir seus poemas em nossa mostra”, explica. Já o nome do título do projeto “Palácios Cariados”, um verso do poeta modernista, João Cabral de Melo Neto, é uma re­ferência à erosão causada pelo tempo e esquecimento das edi­ficações antigas e abandonadas.

O projeto “Palácios Caria­dos”, que começou em 2012, traz fotos do Palacete Camilo de Matos (1920), do Solar Vila Lobos (1880) e do Palacete Al­bino Camargo (1923) – todos em Ribeirão Preto. Em Presi­dente Prudente, traz imagens da Chaminé da Sanbra, construída no início do século XX. Já em Santos, retrata a Hospedaria dos Imigrantes, de 1912. Em São Manuel, traz imagens da estação Ferroviária de São Manuel, de 1918. Em São Luiz do Paraitinga, a casa do senhor Zé Peixe (1853), que foi derrubada pela enchente de 2012, também foi fotografada.

“Caminhos da Itália” – Uma longa travessia por entre mon­tanhas e mares, desembarcando em grandes e pequenas cidades, descobrindo pequenos vilarejos incrustados nos topos das mon­tanhas e debruçados sobre o azul turquesa do Mar Mediterrâneo. Assim é a exposição “Caminhos da Itália”, que está no Piso 1 do Santa Úrsula e exibe diversas fotos da bela paisagem italiana, de norte a sul do país. As fotos, repletas de beleza e emoções, foram registradas pelo olhar da fotógrafa Selma Arenales.

A exposição retrata paisa­gens, monumentos, pessoas com seus costumes locais e as­pectos de uma cultura peculiar. Entre as cidades retratadas na exposição estão Trento, Limone­-Lago di Garda, Veneza, Pádua, Bérgamo, Sulzano-Lago d’Iseo, Milão, La Spezia, Cinque Terre, Porto Venere, Pisa, Florença, San Gimignano, Siena, Roma, Frascatti, Castelgandolfo, Va­ticano, Villa Adriana, Tivoli, Sperlonga, Pompeia, Vesúvio, Sorrento, Ilha de Capri, Vico Equense, Bari, Polignano, Albe­robello, Trebisacce, Sperlonga, Taormina, Etna e Zafferana.

Postagens relacionadas

Previsto para setembro, Academy Museum quer honrar e limpar a história do cinema

Redação 1

Billboard Music Awards anuncia seus indicados

Redação 1

A-Ha fará shows no Brasil em 2021

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com