Tribuna Ribeirão
Economia

‘Drive thru’ começa hoje na esplanada

ALFREDO RISK

O primeiro “drive thru” compartilhado de Ribeirão Preto terá início nesta terça-fei­ra, 12 de maio, na Esplanada do Theatro Pedro II, no Centro Histórico. A operação vai fun­cionar de segunda a sexta-feira, das onze às 19 horas, e aos sába­dos, das nove às 15 horas. Ou­tros três pontos da região cen­tral também vão atender neste sistema de entrega de produtos adquiridos no comércio tra­dicional da cidade, mas ainda sem data definida.

Estão liberados o Largo Tiradentes, na rua Visconde de Inhaúma, entre a Mariana Junqueira e a Visconde do Rio Branco, o trecho da General Osório entre a Visconde de Inhaúma e a Barão do Ama­zonas, em frente à praça Carlos Gomes, e a rua que corta a Pra­ça das Bandeiras, em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião, onde normalmente é realizada a tradicional feira de artesanato – entre Florêncio de Abreu e Américo Brasiliense.

Na sexta-feira (8), a Em­presa de Trânsito e Transpor­te Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) enviou ofício à As­sociação Comercial e Indus­trial(Acirp), Sindicato do Co­mércio Varejista (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-RP) anunciando a libe­ração dos bolsões – as duas úl­timas entidades representam o setor no Grupo de Transi­ção e Retomada (GTR) do co­ronavírus. Antes de anunciar as datas de funcionamento dos outros pontos, os organi­zadores vão avaliar como será o atendimento na esplanada, espaço cedido pela Fundação Dom Pedro II.

“Vamos primeiro mensurar como será o funcionamento do ‘drive thru’ da esplanada. Con­forme for crescendo a deman­da, já teremos esses outros três espaços pré-autorizados para a implantação. É uma situação muito nova para o comércio varejista e, por isso, vamos am­pliando de acordo com a ne­cessidade”, explica Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp e da CDL-RP, orga­nizadores do “drive thru”.

Seguindo as diretrizes do decreto que autoriza a opera­ção, o “drive thru” da esplanada terá um circuito com entrada e saída independentes pela rua Duque de Caxias. Primeiro o cliente deve fazer o pedido do produto por WhatsApp, redes sociais, telefone, loja virtual ou pelo site da loja. Se puder efe­tuar o pagamento antecipada­mente, ajudará muito.

O lojista combina com o cliente dia e horário da entrega na esplanada. O colaborador da loja deve estar lá usando másca­ra e luvas de proteção e com o produto embalado e higieniza­do. Também de máscara, o con­sumidor acessa o “drive thru” e estaciona em uma das vagas destinadas para a entrega. Ele não pode descer do veículo em momento algum.

O cliente se identifica e in­forma qual loja fará a entrega. O monitor aciona o funcionário do estabelecimento e o produto é colocado no banco de trás ou no porta-malas do veículo, se for necessário. Se o consumidor precisar pagar a mercadoria na hora da entrega, poderá fazê-lo por meio da maquininha de cartão, devidamente higieni­zada, que o funcionário deverá portar no local. Se o pagamento for em dinheiro, o funcionário da loja já deve levar o troco con­tado, mas a recomendação é de que sejam evitados pagamentos em dinheiro.

Após a entrega, o cliente ma­nobra o veículo e segue o fluxo de trânsito indicado por placas de sinalização até a saída da es­planada. É obrigatório que o funcionário que fará a entrega higienize as mãos e a maquini­nha de cartão. Dois monitores atuarão, em auxílio aos lojistas, um na entrada da operação, co­ordenando o fluxo de veículos de forma a evitar filas e proble­mas no trânsito da Duque de Caxias, e outro nos pontos de parada agilizando o tempo de entrega. Quanto mais rápido, melhor fluirá a operação.

Acirp vai ao MPE solicitar ‘take out’
A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) recorreu ao Ministério Público Es­tadual (MPE) na tentativa de libe­rar a adoção do modelo “take out” (pegue e leve) para os estabeleci­mentos comerciais de atividades consideradas não essenciais.

A entidade já havia feito a solicitação à prefeitura de Ribeirão Preto, mas diante de uma indefinição até o presente momento, decidiu procurar o MPE. A Acirp ainda aguarda um retorno do Executivo municipal e reiterou o pedido em ofício enviado nesta segunda-feira, 11 de maio, mesma data em que o Ministério Público foi acionado.

“A prefeitura poderia levar essa mesma proposta ao governo do Estado. Seria uma solução inter­mediária entre a flexibilização e a situação atual”, aponta o presidente da Acirp, Dorival Balbino. Em 23 de abril, a associação alertou a administração que a deliberação do Comitê Estadual do Covid-19 já permitia as modalidades “delivery” e “drive thru” para comércios não essenciais.

Sem retorno, no dia 30 a entidade cobrou uma resposta e mais agilidade do município e do Grupo de Transição e Retomada Pós-Covid-19 para que, além de organizarem e viabilizarem estas modalidades, também conside­rassem o modelo “take out” para o comércio em geral inclusive nos bairros, onde estão corredores como os das avenida Dom Pedro I (Ipiranga) e Saudade (Campos Elíseos), na Zona Norte, e o Boule­vard, na Zona Sul.

“Entendemos que o ‘drive thru’ tem sua efetividade se muito bem coordenado e, princi­palmente, se os comerciantes se organizarem em seus quartei­rões e delimitarem as vagas para retirada dos produtos, mas isso não é nem de longe suficiente”, avalia Sandra Brandani, vice­-presidente da Acirp.

“Já argumentamos com a prefeitura e com o coordenador do Grupo de Transição que a liberação da retirada dos produtos nas lojas, o chamado ‘take out’, é o que traria de fato algum alento aos pequenos empreendedores, pois isso viabiliza­ria a compra nos bairros por parte dos consumidores que se deslo­cam a pé, de bicicleta e mesmo de ônibus,” explica a empresária.

Postagens relacionadas

Indústria da região recebe R$ 120 mi

William Teodoro

Repasse de ICMS supera R$ 210 mi

William Teodoro

Produção agrícola deve ser recorde

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com