Por Hugo Luque
O Comercial dará adeus a mais 12 atletas neste domingo, quando chegam ao fim os vínculos desses jogadores. Ao todo, vão se despedir do Palma Travassos dois goleiros, três laterais, dois zagueiros, dois meio-campistas e três atacantes que disputaram a Copa Paulista.
Os contratos deste grupo foram feitos com duração até a final da competição estadual. O segundo jogo da decisão, que neste ano é entre Monte Azul e Votuporanguense, será disputado neste sábado.
Entre os arqueiros, estão Eduardo, reserva que entrou em campo apenas uma vez, na derrota por 2 a 1 para o Monte Azul, na fase de grupos, e o titular Marcos. O goleiro viveu altos e baixos no pouco tempo em que defendeu o Leão do Norte: ganhou o carinho da torcida ao defender dois pênaltis e classificar a equipe para as quartas de final – com direito a sessão de autógrafos na semana seguinte –, mas também falhou e fez o gol contra que eliminou o Bafo.
Na lateral, estão de saída Carlinhos, Diogo Calixto e Yan. O primeiro, que atua pela direita, foi titular absoluto na Copa Paulista, com nove partidas e um gol. Pela esquerda, Calixto não teve a mesma sorte e entrou em campo somente uma vez. Seu concorrente, Yan, alternou momentos entre titular e reserva, com seis jogos e um gol marcado.
Dupla de zaga titular durante todo o período com o técnico Betinho, os xarás Guilherme Café e Guilherme Teixeira também ficam sem contrato no domingo. Velho conhecido da torcida, Café chegou com altas expectativas, mas perdeu espaço com Renato Peixe e deve encerrar sua segunda passagem pelo Alvinegro com oito jogos. Teixeira, mais experiente, foi titular absoluto durante a competição e fez 11 partidas pelo time.
No meio-campo, o volante Emerson Muller e o meia-atacante Danielzinho acrescentam nomes à lista. Muller foi capitão na estreia do Comercial diante do Barretos, mas também perdeu espaço sob comando de Peixe – foram nove jogos, com um gol. Já Danielzinho mostrou versatilidade para atuar em diferentes setores e, embora não tenha colocado a bola na rede em suas dez partidas, esteve no 11 inicial em seis delas.
No ataque, Adriano Luiz também deve viver os últimos momentos de mais uma passagem pelo Leão. O atacante de 32 anos sofreu com problemas físicos, não conseguiu emplacar uma grande sequência como titular e sai sem marcar gols em seus oito duelos disputados.
Gustavo Henrique é outro ponta que não renovou sua estadia, embora já tenha sido elogiado pelos treinadores que passaram pelo clube durante a Copa Paulista. Com um gol, que foi marcado logo na estreia, em 11 jogos, ele foi presença constante nas escalações titulares.
Quem também está a caminho da porta é o centroavante Valdo Bacabal, que sofreu críticas, mas também teve bons momentos. O atleta de 32 anos anotou dois tentos em dez partidas, um deles no último lance da emocionante vitória por 2 a 1 sobre o Monte Azul, no primeiro turno do Grupo 2. Aquele foi o primeiro triunfo comercialino em quase um ano.
Outros jogadores também vivem seus últimos dias ou suas últimas semanas como atletas do Comercial. O atacante Wendel fica sem vínculo em 24 de outubro. No dia seguinte, é a vez do zagueiro Luciano. O último a deixar o Bafo neste mês deve ser o goleiro reserva Matheus Almeida, no dia 28.
Em novembro, será a vez do meia Roberto Baggio (dia 17) e do atacante João Marcos (dia 20). Estão de contrato renovado para o ano que vem, além do técnico Renato Peixe, os meio-campistas Ninho e Tenner, e o atacante Macena.