Tribuna Ribeirão
Artigos

Dor nas juntas – tratamento funciona

Uma das causas que piora demais a qualidade de vida das pessoas é, sem dúvida, a dor nas juntas. E de maneira equivocada as pessoas tendem a pensar que dor nas juntas é reumatismo e é coisa de idosos. Nada a ver. Ocorre dor nas juntas em pessoas de qualquer idade, inclusive em crianças.

Entretanto, é também fora de dúvida, que nas pessoas acima dos 40 a 50 anos a dor nas juntas é bem mais frequente. O corpo humano é constituído de uma arquitetura surpreendente. No entanto, o que nós chamamos de sistema ósseo também está sujeito à ação de doenças cuja manifestação que mais incomoda a pessoa é a dor nas juntas. A artrite, mas também outras doenças e até não doenças também causam dor nas juntas. A dor nas juntas pode ser causada também pela falta de atividade física ou por atividade física em excesso. E ainda a artrose e a distensão, assim como doenças infecciosas como a hepatite, sarampo e até a gripe também causam dor nas juntas.

Desse modo, a dor nas juntas é um desconforto físico no local onde dois ou mais ossos se encontram para formar uma junta. Essa dor pode ser de leve até incapacitante. A artrite é a inflamação de uma ou mais articulações causando dor e rigidez que pode piorar com a idade. A dor é o principal sintoma.

A artrose é um tipo de artrite que ocorre quando o tecido nas extremidades ósseas se desgasta. Daí causa dor nas juntas, estalo nas articulações e a junta fica deformada, fica torta.
Já a distensão é o estiramento ou rompimento de um músculo. A distensão também causa dor nas juntas e também causa limitação dos movimentos.

Outra causa importante de dor nas juntas é a bursite, que as pessoas imaginam ser só no ombro, mas não é. Ela é a inflamação da Bursa, que são pequenas bolsas que ficam entre os ossos, músculos e tendões.

A bursite pode ocorrer nas articulações dos quadris, joelho, cotove­los e pés. Ela ocorre mais devido ao passar dos anos e em determinadas profissões. Já a tendinite que é a inflamação do tendão, que é a estrutura que liga o músculo ao osso, também causa dor intensa.

Essas dores nas juntas tornando-se crônicas levam a uma piora tão grande na vida da pessoa que em alguns casos pode levar à depressão. As diversas dores nas juntas acometem um grande número de brasileiros.

É possível tomar medidas preventivas para se evitar o aparecimento das diversas dores nas juntas tanto devido às doenças como ao estilo inadequado de vida. Se a pessoa estiver com peso acima do normal deve fazer tratamento com um médico nutrólogo para a devida correção.

Ela própria já pode tomar medidas simples na dieta como o aumen­to do consumo de frutas, verduras e legumes, diminuir o consumo de adocicados em geral e de comidas gordurosas.

Uma atividade física é fundamental: se a pessoa puder fazer aca­demia deve fazer, mas se não puder, a caminhada iniciando com 15 minutos por dia e ir aumentando gradativamente até chegar ao limite de uma hora diária. A pessoa não deve em hipótese alguma ficar sentada o tempo todo e sim para cada duas horas sentada deve fazer pelo menos 15 minutos de movimentação.

Os especialistas para tratar as dores nas juntas são os médicos reumatologistas ou imunologistas e os ortopedistas. Um nutricionista e um psicólogo também devem fazer parte da equipe para tratar adequa­damente o paciente com dor nas juntas.

Na hipótese de não se conseguir consultar direto com os especialistas, um médico clínico geral deve ser consultado já no início das dores nas juntas. Evitar situações estressantes bem como, a pessoa não deve fumar de jeito nenhum, pois a fumaça do cigarro conforme descobertas recentes levam a aumento dos processos inflamatórios que pioram a dor nas juntas.

Os remédios para dor são muito bons, mas só podem ser receitados pelo médico e a pessoa não deve tomar remédio por conta própria de jeito nenhum. Assim, o tratamento da dor nas juntas funciona e funcio­na muito bem, o resultado é muito bom.

Postagens relacionadas

Emoção (14): Determinantes da experiência emocional 

Redação 2

A pobreza

Redação 1

1600 anos de La Serenissima

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com