O dono de uma gráfica localizada no Ipiranga, zona Norte de Ribeirão Preto, foi preso na manhã desta terça-feira (12) por agentes da Delegacia de Investigações Gerais da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DIG/DEIC) da cidade.
O homem detido é acusado de falsificar rótulos de embalagens de agrotóxicos, para serem utilizados em produtos falsificados. Segundo o delegado da especializada, Cézar Augusto de França, a prisão de hoje é um desdobramento de um caso onde foi descoberto, no início de março, o local onde os agrotóxicos eram falsificados.
De acordo com o delegado, os impressos eram quase perfeitos. “A atividade dele é fundamental para falsificação do agrotóxico. Sem a atividade dele, os falsificadores não têm como ludibriar, maquiar as embalagens, os vasilhames cheios de produtos falsificados. Tem que ser semelhante aos vendidos para que a pessoa adquirente não consiga ver que é falso”, explicou.
O empresário não informou quem seriam os clientes que “encomendaram” os rótulos. Ele se limitou apenas a dizer que o cliente vai até lá, contrata o serviço e ele faz o produto. Chegou a alegar que não sabia que era algo ilegal. Mas o delegado acredita que ele agiu com dolo, com objetivo de lucrar.
Esta foi a terceira ação contra falsificação de agrotóxicos que a Dig/Deic realizou. Nas outras operações, dois locais que funcionavam como linha de produção na falsificação de agrotóxicos foram fechadas.
Os policiais civis ainda encontraram embalagens falsificadas de maços de cigarros. O dono da gráfica foi levado à sede da especializada, onde recebeu voz de prisão. Ele deve responder por organização criminosa, falsificação ideológica e falsificação de marca.
Por: Adalberto Luque e Alfredo Risk