Depois de três temporadas consecutivas passando dificuldades no Paulistão, o Botafogo, enfim, tem uma participação tranquila na competição. A vitória diante do São Bernardo – primeira dentro do estádio Santa Cruz no estadual – igualou as melhores campanhas do Pantera nos últimos anos.
Em 2019, 2020 e 2021, o Tricolor brigou contra o rebaixamento até as últimas rodadas e somou no máximo três vitórias nestes anos. Em 2022, sob o comando de Leandro Zago, o Pantera já soma quatro vitórias e ainda tem três partidas para fazer no Paulistão.
As últimas vezes que conseguiu vencer quatro partidas na fase de classificação, o Botafogo chegou às quartas de final do Paulistão, nos anos de 2018 e 2017. Entretanto, em 2022, esse feito pode não acontecer.
Participando do grupo mais forte de todo o torneio, o Tricolor vai precisar brigar ponto a ponto com Mirassol e Ituano para carimbar a vaga. Atualmente a classificação do grupo C tem o Palmeiras com 17 pontos, Mirassol com 16, Botafogo com 15 e Ituano com 14. O Botafogo é dono da quinta melhor campanha no geral.
Apesar de o Verdão também estar na “briga”, o time comandado por Abel Ferreira tem a melhor campanha de toda a competição mesmo com dois jogos a menos, o que leva a crer que será bastante improvável um tropeço do time da capital.
Assim, a briga fica entre os três times do interior. Nas últimas rodadas, o Botafogo visita o Red Bull Bragantino, recebe o Novorizontino e fecha sua participação contra o São Paulo. Já o Mirassol visita o São Bernardo, pega o São Paulo em casa e encara a Ferroviária em Araraquara.
O Ituano tem o Santo André fora, o Bragantino em casa e encerra sua participação na primeira fase contra a Ponte Preta em Campinas.
Apesar do excelente desempenho no Paulistão, o Botafogo sofre com a eliminação vexatória na Copa do Brasil. O Pantera caiu diante do modesto Azuriz com um jogador a mais. O resultado estremeceu ainda mais as relações com o torcedor, que diante do Bernô, vaiou em excesso a equipe do técnico Leandro Zago.
O duelo contra o Bragantino é no domingo (6), às 20h30, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O confronto é válido pela 10ª rodada do Campeonato Paulista.