O Barão de Mauá/Futsal Ribeirão (Secretaria de Esportes) fechou a Copa da LPF 2023 com a melhor campanha da competição e invicto. Na final, realizada neste domingo (11) contra o Taubaté Umbro Futsal, em Orlândia, no Ginásio Mauricio Leite de Moraes, a equipe ribeirão-pretana deixou escapar o título no último minuto da prorrogação, depois de empate no tempo normal em 3 a 3 – na prorrogação, que no futsal é considerado ‘outro jogo’, Taubaté fez 1 a 0.
O Barão começou a partida tomando as iniciativas. Logo aos 2 minutos, Nando recebeu a bola de costas para o gol, girou, driblou o marcador e abriu o placar. A partir daí as duas equipes criaram boas oportunidades, principalmente Ribeirão Preto, que chegou ao seu segundo gol com Lucas Santos, aos 15 minutos. Um minuto depois, numa bobeada, o Taubaté diminuiu com Fabinho, dando números finais à primeira etapa: 2 a 1, Barão.
No segundo tempo o Taubaté virou o placar. Os dois gols saíram em jogadas parecidas, em dois tiros de cantos pela direita de ataque. Luís aos 4 e Thiago Silva, aos 7 minutos, fizeram para a equipe taubateana. Depois de muitas chances, o empate veio aos 10 minutos. Neguinho criou bela jogada pela direita e chutou forte, estufando as redes. Na súmula do jogo o gol foi anotado para Nando. Final 3 a 3.
Prorrogação
A exemplo do tempo normal, a prorrogação foi de muito equilíbrio. Mas o gol saiu para Taubaté de forma despretensiosa, no minuto final. O goleiro Bruno Donha chutou de sua área. Eli, goleiro do Barão errou o tempo de saída e esbarrou em Kauê que ia disputar a bola. A bola passou pelos dois e entrou. O Barão até tentou uma reação no minuto final com a tática de goleiro-linha, mas teve pouco tempo. Placar final, 1 a 0 para Taubaté, que comemorou sua terceira conquista.
Melhor campanha
O Barão venceu nove jogos – entre fase classificatória, quartas de final e semifinal – e empatou o jogo final. Marcou 44 gols, melhor ataque da competição e sofreu 13 gols, saldo positivo de 31 gols. Taubaté somou os mesmos resultados, mas anotou 37 gols e sofreu 11, saldo de 26.
Beto, o artilheiro
Beto, ala/pivô do Barão de Mauá/Futsal Ribeirão, recebeu o troféu de artilheiro da Copa da LPF. O capitão do Barão estufou as redes 11 vezes.
O Barão de Mauá/Futsal Ribeirão é patrocinado pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Sicoob Cooperac, Cenourão Naturalmente Saudável, Vitrali Esquadrias, 365 da Barra, Construtora 3BS, Realta Elétrica, GMAD Grupo Madcompen, Ativa Locação e Dalri’s Lanches, e tem apoio da Geração Sport, Pacer Academia, Academy William Piovan, Elleven Fisioterapia e Saúde e FollowX Comunicação. Conta também com grande apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto por meio da Secretaria de Esportes.