Mãe, esteticista e dona de casa volta a treinar e conquista bronze em torneio nacional; Viviana Ribeiro, de Ribeirão, também perdeu 13 quilos em dois meses, na preparação para o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu
Aos 43 anos, ela divide o tempo entre o salão de esteticista, aulas de circuito, as tarefas da casa e os dois filhos. Mas, há dois meses, encontrou espaço na agenda para voltar a treinar jiu-jitsu, perdeu 13 quilos nesse período e ganhou motivação para conquistar um lugar no pódio no Campeonato Brasileiro, realizado em Barueri (SP), há dez dias.
Além dos desafios do dia a dia, Viviana Ribeiro, de Ribeirão Preto, superou várias atletas do país para garantir a medalha de bronze na categoria adulta, peso pesado, faixa preta. Atleta da Equipe Núcleo, do mestre Ligeirinho, a lutadora assegurou, com o resultado, a classificação para o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, que acontece em Las Vegas (EUA), em 2019.
As recordações e o incentivo de um amigo a fizeram acreditar que a volta aos tatames seria uma decisão positiva. “Esse professor da academia disse que era um desperdício eu ficar ‘escondida’ por aqui. Eu estava me mudando de casa, peguei a caixa de medalhas e, então, deu aquela vontade de desafiar os meus limites novamente”, explica Vivi, que há três anos havia sido campeã sul-americana e, desde então, tinha parado de treinar e competir.
Mesmo sem patrocínio, ela disse que irá batalhar para tentar viabilizar a ida a Las Vegas. “Se a gente parar de sonhar, a vida perde o sentido. Acredito que podemos mais, que temos que ter confiança em nós mesmas, que a vida, em si, é uma grande luta”, ressaltou a atleta, que também venceu um tumor, há 15 anos, mostrando que superar dificuldades está realmente em seu DNA.