Serão abertas neste domingo, 20 de maio, as inscrições para seleção de coro e figurantes para a ópera “Don Giovanni”, obra-prima do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) com libreto de Lorenzo Da Ponte (1749-1838). O maestro Cláudio Cruz, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), assina a direção artística e musical. A direção cênica é de Mauro Wrona. O espetáculo será apresentado no Theatro Pedro II em 28 e 30 de setembro e 2 de outubro.
A produção reúne aproximadamente 120 profissionais entre, solistas, músicos, atores, coralistas, produtores e técnicos. A realização é da Fundação Dom Pedro II em parceria com a Matiz Eventos. Para se inscrever o interessado deve acessar o site www.matizeventos.com.br a partir deste domingo. Lá, o candidato saberá as condições da audição que ocorrerá no dia 4 de junho, no palco do Auditório Meira Júnior, no Pedro II. No caso do coro, há necessidade de ser cantor profissional.
Em março, foram avaliados 20 candidatos do país todo para os papéis de Zerlina (soprano) e Masetto (barítono). Thayana Roverso foi escolhida para interpretar a personagem Zerlina e Camilo Calandrelli fará Masetto. Eles foram avaliados pelo maestro Cláudio Cruz, que fará a direção musical de Don Giovanni, Mauro Wrona, responsável pela direção cênica, e Reginaldo Nascimento, maestro da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto que integra esta produção operística.
Esta montagem, que estreou no Theatro São Pedro, em São Paulo, em outubro do ano passado, com enorme sucesso de público e de crítica, passa agora por um processo de adaptação às características do palco do Pedro II e a escolha de parte do elenco.
“Don Giovanni” trata da história do galanteador espanhol conhecido pela fama de conquistador. A obra, que expõe a desordem dos afetos, ambientada em Sevilha, na Espanha do século XVIII, traz uma crítica social e sarcasmo misturando a comédia ao drama. Seu mote, que se desenrola em dois atos, se dá já na primeira cena, por conta da tentativa de estupro por parte de Don Giovanni à Donna Anna.
Os personagens vivem envoltos em emoções e desejos violentos, tendo ainda como tema central o “don juanismo” clássico na psicologia moral com foco no enlouquecimento do desejo. Neste cenário, e apesar de escrita em 1787, encenada pela primeira vez no Teatro Di Praga, não poderia trazer à tona assunto mais atual.
O tom cômico da peça se dá a partir da relação entre Don Giovanni e seu serviçal Leporello. A todo o momento o servo tenta alertar o patrão sobre os riscos que ele corre se envolvendo com mulheres casadas e donzelas, cujos pais juram morte ao sedutor a cada uma de suas investidas. É considerada uma das obras-primas da história das óperas.