Neste domingo (17), em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, oficialmente celebrado na próxima quarta-feira, 20 de novembro, o Centro Cultural Orunmilá vai promover o tradicional “Festival Ojo Aiku – Zumbi dos Palmares”, em sua sede, na rua Rafael Defina nº 43, no Parque Industrial Tanquinho, na Zona Norte de Ribeirão Preto.
O evento terá início ás 15 horas, com entrada gratuita e livre para o público. A programação prevê uma série de atividades como palestras, bate-papo, contação de histórias, música ao som de DJ, hip-hop, capoeira, maracatu, afoxé, sarau, samba, exposição de arte negra, dança afro, percussão, reggae e muito mais.
Fundado em março de 1994, em Ribeirão Preto, no bairro do Tanquinho, o Centro Cultural Orunmilá é uma entidade sem fins econômicos que tem como função primordial a elevação da condição humana mediante a promoção da cidadania, da busca dos elementos da identidade sociocultural, da reconquista da dignidade e da auto-estima particularmente da população negra.
Procura questionar e oferecer novos elementos para contribuir com a superação de um processo de educação de caráter conservador e elitista que predominou no Brasil, sem questionamentos, durante muitos anos. Reúne diferentes formas de troca, aquisição de conhecimentos que formam um conjunto de atividades e oficinas culturais gratuitas: dança afro-yorubana, percussão, samba rock, capoeira, hip hop, construção de tambores, inclusão digital, biblioteca temática, culinária africana, ciclo de palestras, entre outras coisas.
Umas das manifestações culturais que mais se destaca é o Afoxé Omó Orunmilá, que faz a abertura do carnaval de rua de Ribeirão Preto desde 1996. O Centro Cultural Orunmilá – que na língua yorubá significa “Somente o céu conhece seu destino” – foi reconhecido como Ponto de Cultura selecionado pelo Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, em 2010. Nos últimos 20 anos se tornou referência nacional no combate ao racismo e a discriminação racial.
O Dia Nacional da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695), um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Desde 1997, ele faz parte do Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Pátria e da Liberdade. Símbolo da resistência negra no Brasil, foi morto em uma emboscada pelas tropas coloniais brasileiras, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares. Zumbi teve sua cabeça exibida em praça pública.
O Quilombo dos Palmares, o mais famoso pela resistência e organização em diferentes aldeias interligadas e considerado o maior quilombo territorial e temporal do Brasil, ficava na Serra da Barriga, no atual município de União dos Palmares, em Alagoas. A comunidade quilombola durou cerca de 100 anos. Em seu auge, chegou a abrigar de 25 mil a 30 mil negros.
O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, sucinta questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.
Em Ribeirão Preto, a data deixou de ser feriado em 2016. No final de 2015, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) considerou ilegal a lei municipal 10.057 de 2004. O processo teve início com uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), a partir de uma representação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).
O MPE questionou a instituição da lei municipal por violar a federal nº 9.093/95. De acordo com o artigo 2º desta lei, são feriados religiosos os dias de guarda, declarados em leis do município, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, nesta incluída a Sexta-Feira da Paixão. A prefeitura chegou a recorrer da decisão junto ao Superior Tribunal Federal (STF), mas não obteve sucesso no pedido.