O cardeal dom Odilo Pedro Cardeal Scherer, arcebispo Metropolitano de São Paulo, estará em Ribeirão Preto nesta sexta-feira, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, para comandar uma celebração em homenagem aos 100 anos da chegada dos monges olivetanos no Brasil.
A celebração será no Santuário das Sete Capelas, no Morro do São Bento, no Jardim Mosteiro, às 17 horas, com procissão até a Basílica Menor de Santo Antônio de Pádua, na rua Paraíba, nos Campos Elíseos, na Zona Norte da cidade, onde haverá uma missa às 19h30.
Com uma intensa programação que começou em abril deste ano, a Congregação de Santa Maria do Monte Oliveto eleva a Deus um canto de louvor pelos benefícios que Ele concedeu no percurso destes 100 anos da presença dos monges olivetanos no Brasil.
Em Ribeirão Preto, os monges chegaram em novembro de 1919, e hoje são responsáveis pela paróquia Basílica Menor Santo Antônio de Pádua e pelo Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, no Santuário das Sete Capelas.
A celebração do centenário vai até 23 de novembro, quando haverá o encerramento das comemorações com uma missa na paróquia Basílica Menor Santo Antônio de Pádua, ás 19 horas, com dom Moacir Silva, arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto. Na ocasião haverá ainda o lançamento do livro “Uma aventura na Terra de Santa Cruz: origem e primórdios da fundação olivetana no Brasil”, de dom Bernardo Maria Bergamin.
Os monges olivetanos, desde sua chegada a Ribeirão Preto, dedicaram-se ao serviço evangelizador pela celebração dos sacramentos, pela catequese, pela criação e organização pastoral de comunidade e pela educação, de acordo com as necessidades da igreja local.