Por: Adalberto Luque
Dois homens foram presos, na madrugada desta sexta-feira (28), enquanto furtavam fios elétricos de semáforos. Os dois foram surpreendidos no cruzamento da rua Martinico Prado com rua Conselheiro Dantas, Vila Tibério, zona Oeste de Ribeirão Preto.
Eles já haviam roubados 15 metros de fios de cobre, quando foram flagrados por uma viatura da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que fazia patrulhamento justamente para coibir os furtos. Um teria sinalizado para o outro, o que chamou a atenção dos agentes.
Ao serem abordados, os GCMs encontraram uma faca e os fios furtados. O semáforo também estava desligado. Os homens, que vivem em situação de rua, tentaram justificar que os fios já estavam caídos, mas eles foram levados para a Central de Polícia Judiciária (CPJ). Presos em flagrante, ficaram à disposição da Justiça.
Outros pontos da cidade também ficaram com semáforos desligados, durante a madrugada. De acordo com a RP Movi, dois cruzamentos da avenida Antônio e Helena Zerrener, na Vila Tibério, estavam desligados.

Na rua São Francisco com a rua Espírito Santo, no Ipiranga, zona Norte, o problema foi o mesmo. Na avenida Costa e Silva com a rua Flávio Uchôa, Campos Elíseos, zona Norte, mais um semáforo estava desligado.
De acordo com a RP Mobi, os equipamentos voltaram a funcionar ainda pela manhã. Apenas nesta semana, sete semáforos foram desligados por furto de fios. Nos últimos sete dias, A GCM já prendeu três pessoas em flagrante por furto de fios.
Furtos recordes
De acordo com balanço feito pela RP Mobi, até 15 de marco foram registradas 97 ocorrências. Os ladrões levaram 4093 metros, mais do que durante todo o ano de 2024, quando levaram 3.084 metros em 12 meses, em 128 ocorrências. O prejuízo também é maior em 2025. No ano passado o total de gastos por conta dos furtos foi de R$ 37.008, enquanto que nos dois primeiros meses deste ano foi de R$ 49.116,00.
Uma das medidas que está sendo adotada pela RP Mobi para desestimular os furtos é a substituição dos fios de cobre por alumínio, que tem valor menor, como forma de desestimular os furtos. A empresa pede a quem perceber o furto de fios, que acione imediatamente a Polícia Militar pelo telefone 190, a Polícia Metropolitana pelo 156 ou a Polícia Civil pelo 181.