Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Dodge é contra barrar envio de denúncia à Câmara

A nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou manifestação aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na qual se posi­ciona contra o pedido da defe­sa do presidente Michel Temer para tenta barrar o envio da denúncia contra o peemedebis­ta à Câmara dos Deputados. O texto foi entregue aos ministros nesta quarta-feira, por volta das 13 horas, pouco antes do início da sessão do plenário.

Raquel aponta, no memorial, que “não há lugar para impugnar a viabilidade da denúncia” antes da decisão da Câmara dos Depu­tados. A denúncia contra Temer por obstrução de justiça e orga­nização criminosa foi enviada ao STF pelo ex-procurador-geral Rodrigo Janot, no penúltimo dia útil de seu mandato. Esta é a primeira manifestação da procu­radora-geral, que sucede Janot, sobre o tema.

“A Constituição Federal esta­belece o rito procedimental: 1) a atribuição do procurador-geral da República para oferecimento da denúncia contra o presiden­te da República; 2) Competên­cia da Câmara para autorizar a instauração do processo; e 3) Competência do STF para re­cebimento e processamento da denúncia”, escreveu Raquel, no memorial de duas páginas.

A nova procuradora-geral continua: “A Constituição é ri­gorosa. As etapas e as instâncias de decisão estão bem delineadas. Não há lugar para impugnar a viabilidade da denúncia fora des­se rito constitucional antes da de­cisão da Câmara dos Deputados”.

Ela usa trecho de livro do mi­nistro Alexandre de Moraes, do STF, para sustentar que o recebi­mento da denúncia é “o primeiro ato decisório” a ser praticado pelo STF, o que só acontece “desde que tenha a autorização da Câmara dos Deputados”. “Se este momen­to (do recebimento da denúncia) chegar, a defesa terá ampla mar­gem de atuação para suscitar to­das as questões que entender ne­cessárias”, escreveu Raquel.

Trechos do parecer de Ra­quel foram usados pelo minis­tro Luís Roberto Barroso em seu voto nesta tarde.

Postagens relacionadas

Policiais do Baep ficam feridos após acidente na zona Oeste de Ribeirão Preto

William Teodoro

Barroso nega arquivamento do inquérito dos Portos

Redação 1

Franco Júnior, um ex-RPM da região

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com