Da periferia de Ribeirão Preto para telas de celulares, TV´s e computadores em todo o Brasil e no Mundo. Essa é a história do time de futebol do Jandaia, que virou documentário e está concorrendo ao prêmio de melhor curta-metragem do CINEfoot, maior festival de cinema de futebol da América Latina.
Produzido e dirigido pelo jornalista ribeirão-pretano, Murilo Bernardes, e o produtor audiovisual, Nicollas de Oliveira, Jandaia – Paixão pelo Futebol Raiz mostra a realidade do futebol amador de Ribeirão Preto.
O curta retrata a história do time de futebol de um bairro que sempre foi conhecido pelo tráfico de drogas e a alta taxa de criminalidade, mas que hoje em dia, através do futebol, passou a mostrar outra realidade para as pessoas que não conheciam a comunidade.
Segundo Bernardes, o filme foi produzido com o intuito de mostrar as pessoas que nem todos os times que disputam o futebol amador da cidade estão associados ao crime organizado.
“Existe um preconceito muito grande com o futebol amador. Muita gente acha que todos que estão envolvidos são bandidos e isso não é verdade. Queríamos mostrar que, além de não ser uma realidade a associação ao tráfico, o futebol amador é um agente transformador dentro da comunidade”, afirmou o jornalista.
Responsável pela edição e montagem do filme, Nicollas de Oliveira reiterou a força que o futebol tem para unir pessoas. Para ele, o foco do curta é esse, valorizar o trabalho que é feito pelo time dentro da comunidade.
“Muita gente tem um olhar muito preconceituoso para as comunidades periféricas e lá dentro, para quem vivencia, a importância do futebol é muito grande para conectar as pessoas dentro da comunidade. O futebol une as pessoas, une a comunidade e também ajuda a levar o nome do bairro para toda a cidade”, disse Nicollas.
“O futebol amador vai desde duas traves num campinho até o que a gente mostrou no documentário, um time estruturado, com uma sede, patrocinadores, um trabalho sério, que acaba se tornando rentável até para a própria comunidade”, completou.
Jandaia – Paixão pelo Futebol Raiz tem 13 minutos de duração e pode ser assistido através da plataforma digital do CINEfoot, no link: https://innsaei.tv/#/detalhes/5dbcbc14-46c4-476d-8f0d-a496d9d19a52.
Por conta da pandemia, a exibição das peças, votação e premiação serão feitas todas online. Para votar, é necessário efetuar um pequeno cadastro dentro da plataforma e assistir as obras que estão disponíveis.
Exibição: CINEfoot 2020
Horário: 19h
Documentário: Jandaia – Paixão pelo Futebol Raiz
Duração: 13 minutos
Gênero: Documentário
Classificação: indicado para maiores de 12 anos
Produção: NK Audiovisual