De uma festa junina entre amigos para um dos mais longínquos festivais multiculturais do país, o Festival Forró da Lua Cheia tem muitas histórias para contar. Era só uma reunião entre poucos, que foram chamando mais alguns e que ano a ano foi crescendo. Artistas de diversas partes passaram a trocar apresentações por ingressos, até que renomados nomes da música começaram a chegar juntos.
É neste contexto que o Festival Forró da Lua Cheia lança três episódios de até 10 minutos de um documentário que recorda e marca a história do evento que, neste ano, celebra seus 40 anos de existência com 30 edições realizadas. No projeto, equipe, público e artistas contam seus momentos icônicos e conexão com o festival.
Entre os artistas presentes, Russo Passapusso e Tato, do Falamansa – que chegou a frequentar antes mesmo de ter a icônica banda de forró.
Para além dos palcos musicais, o documentário reforça também a relevância da conexão da natureza e os demais espaços dedicados à arte e performances, sempre muito frequentados pelo público – que no geral fica acampando e reforça o discurso de união, amizade, coletividade e paz que o projeto prega. Assim como os artistas também sempre destacam a marca que o evento deixa em suas carreiras: tocar no meio do mato, em montanhas, para mais de 10 mil pessoas.
Com direção de Julio Piccin, direção de fotografia de Bruno Mascaro – que também assina a produção em parceria com Jobert Ribeiro, os episódios estão disponíveis no Youtube do evento: Festival Forró da Lua Cheia.
Serviço
31ª edição do Festival Forró da Lua Cheia
Local: Hotel Fazenda Vale das Grutas, Altinópolis, São Paulo, SP
Data: 8 a 11 de junho; Valor: a partir de R$ 50; https:// www.ingresse.com/festival-forro-da-lua-cheia#comprar; Acompanhe o Festival na internet: https:// festivalforrodaluacheia. com.br, www.instagram. com/festivalforrodaluacheia e www.facebook.com/festivalforrodaluacheia
Edição de 2023
Com seis palcos, cerca de 100 atrações musicais, 350 oficinas formativas e vivências multiculturais, o Festival Forró da Lua Cheia, que acontece entre os dias 8 e 11 de junho deste ano, já anunciou grandes e diversificados nomes da música brasileira para subir nos palcos localizados no Hote lFazenda Vale das Grutas, em Altinópolis, interior de São Paulo.
A diversidade de Ney Matogrosso, o pop de Marina Sena, o axé de Daniela Mercury, o mais brasileiro dos reggaes do Natiruts, o lendário rap de Black Alien, a ciranda de Lia de Itamaracá e o blues de Luedji Luna estão entre os destaques do festival em 2023.
Do norte ao sul do país, o line-up contempla toda a miscigenação e diversidade cultural que o Brasil oferece: Mestrinho & Elba Ramalho, Marcelo Falcão, 14 Bis, Academia da Berlinda, Leci Brandão, Larissa Luz, Lamparina, Curumin convida Anelis Assumpção e Saulo Duarte, Siba, Marina Peralta, Foli Griô Orquestra, Pé de Cerrado, Seu Estrelo e Fuá de Terreiro, Trio Dona Zefa, Thais Nogueira, estão entre os anunciados. Direto dos Estados Unidos, Alabama Mike & The Simi Brothers apresenta seu inovador blues e marca presença como principal atração internacional.
Para fechar o line-up musical, os organizadores e produtores do evento realizam uma curadoria nacional que contempla bandas e artistas dos quatro cantos do país e, neste ano, o evento propõe ao menos 50% de elenco feminino e 50% masculino.
As vendas de ingressos e pacotes já estão abertas e atualmente disponibilizam as seguintes modalidades: passaportes – quinta a domingo; sexta a domingo; sábado o dia todo a domingo; sábado à noite e domingo; somente domingo; Motorhome, Trailer, Minivan, Kombi, Campervan; Kombi / MiniVan, Campervan; Trailer ou Motorhome.
É importante ressaltar que no valor de qualquer modalidade de ingresso já está incluso o camping para quatro dias. Mas além da opção de barracas – que podem ser alugadas dentro do evento ou levadas de casa – o público também pode escolher entre os pacotes o aluguel de chalés (esgotados), espaço para trailers e motorhomes e/ou hotel/transfer com saída todos os dias de Ribeirão Preto.
Além da opção do passaporte completo, também existe a opção da compra do “Meia Entrada Solidária”: valor bem próximo ao valor da meia entrada, porém com a necessidade de se doar 1 kg de alimento não perecível na chegada ao evento. Os alimentos serão doados para o Fundo Social da cidade de Altinópolis, município que acolhe o festival.
Crianças também são bem-vindas no Festival Forró da Lua Cheia e até os sete anos de idade não pagam ingresso. Entre sete e 12 anos pagam 50% do valor. É permitida a entrada de menores de idade desde que estejam acompanhados do responsável ou com autorização por escrito e registrado em cartório. Para comprar ingressos para crianças, deve ser enviado um e-mail para sac@festivalforrodaluacheia.com.br.