Tribuna Ribeirão
Geral

Doação de sangue vai continuar no carnaval

MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Banco de Sangue de Ri­beirão Preto informa a popu­lação que permanecerá aberto durante o período do carna­val – menos na terça-feira, 1º de março – para atender aos doadores, das sete às 18 horas. Mesmo com as festas suspen­sas, o hemonúcleo entra no clima e convida os doadores a colocarem o bloco da solida­riedade nas suas redes sociais com a campanha “Bora Doá #FoliaSolidaria”.

Faz um apelo para que as pessoas aproveitem esse perío­do, em que muitos estarão em recesso de trabalho, para reser­varem um tempinho para doa­rem sangue. Fica na rua Quin­tino Bocaiúva nº 975, na Vila Seixas, na região Central – tele­fone (16) 3977-5900 e WhatsA­pp (16) 99702-0830.

De acordo com a institui­ção, em comparação com o mesmo período do ano passa­do, a demanda por transfusões de sangue aumentou 30%, em razão do período de férias, feriados e o alto índice de aci­dentes de trânsito, ao passo que os estoques sanguíneos es­tão 54% abaixo do ideal.

Com o aumento dos casos de covid-19 pela variante ômi­cron e da gripe influenza, há muitos doadores que se con­taminaram e tiveram que se afastar. E há ainda as pessoas que não contraíram as doen­ças, mas que ficam receosas em doar sangue neste momento.

O governo de São Paulo também precisa urgentemen­te de doadores de sangue para evitar o risco de cancelamento de atendimentos e cirurgias e o eventual colapso do setor. A situação é crítica nos bancos de sangue em todo o estado e os tipos O+, O-, A-, B- e B+ são os de maior necessidade. O abastecimento regular é ne­cessário para o atendimento de todas as instituições de saúde.

Para quem quiser doar, basta ir ao Hemocentro de Ribeirão Preto – no campus da Universidade de São Paulo (USP) ou no posto de coleta da rua Quintino Bocaiuva nº 470, Centro. Se preferir pode agen­dar pelo 0800-9796049 ou pelo site hemocentro.fmrp.usp.br.

Entre outros, um dos re­quisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter fei­to uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.

Na hora da doação, deve apresentar um documento ofi­cial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habilita­ção (CNH) e etc. – em bom es­tado de conservação. Após o al­moço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.

Os potenciais doadores com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresenta­ram sintomas da doença, mes­mo nos casos leves ou mode­rados, só poderão doar sangue após um período de dez dias após recuperação da doença. Antes, eram 14 dias.

Também serão consideradas inaptas as pessoas que apresen­tarem teste diagnóstico positivo para Sars-CoV-2, mesmo que sejam assintomáticas. Aqui, o período de proibição é de dez dias após a data da coleta do exame. Na atualização, foi retira­do ainda o critério de inaptidão para doação de pessoas que te­nham se deslocado ou que se­jam procedentes de países com casos de covid-19.

Postagens relacionadas

RP Mobi recomenda rotas alternativas para acesso à Agrishow

Redação 2

Artesp aplica multa de quase R$ 1,3 mi na Autovias

Redação 1

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com