O Banco de Sangue de Ribeirão Preto informa a população que permanecerá aberto durante o período do carnaval – menos na terça-feira, 1º de março – para atender aos doadores, das sete às 18 horas. Mesmo com as festas suspensas, o hemonúcleo entra no clima e convida os doadores a colocarem o bloco da solidariedade nas suas redes sociais com a campanha “Bora Doá #FoliaSolidaria”.
Faz um apelo para que as pessoas aproveitem esse período, em que muitos estarão em recesso de trabalho, para reservarem um tempinho para doarem sangue. Fica na rua Quintino Bocaiúva nº 975, na Vila Seixas, na região Central – telefone (16) 3977-5900 e WhatsApp (16) 99702-0830.
De acordo com a instituição, em comparação com o mesmo período do ano passado, a demanda por transfusões de sangue aumentou 30%, em razão do período de férias, feriados e o alto índice de acidentes de trânsito, ao passo que os estoques sanguíneos estão 54% abaixo do ideal.
Com o aumento dos casos de covid-19 pela variante ômicron e da gripe influenza, há muitos doadores que se contaminaram e tiveram que se afastar. E há ainda as pessoas que não contraíram as doenças, mas que ficam receosas em doar sangue neste momento.
O governo de São Paulo também precisa urgentemente de doadores de sangue para evitar o risco de cancelamento de atendimentos e cirurgias e o eventual colapso do setor. A situação é crítica nos bancos de sangue em todo o estado e os tipos O+, O-, A-, B- e B+ são os de maior necessidade. O abastecimento regular é necessário para o atendimento de todas as instituições de saúde.
Para quem quiser doar, basta ir ao Hemocentro de Ribeirão Preto – no campus da Universidade de São Paulo (USP) ou no posto de coleta da rua Quintino Bocaiuva nº 470, Centro. Se preferir pode agendar pelo 0800-9796049 ou pelo site hemocentro.fmrp.usp.br.
Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.
Na hora da doação, deve apresentar um documento oficial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e etc. – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.
Os potenciais doadores com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, só poderão doar sangue após um período de dez dias após recuperação da doença. Antes, eram 14 dias.
Também serão consideradas inaptas as pessoas que apresentarem teste diagnóstico positivo para Sars-CoV-2, mesmo que sejam assintomáticas. Aqui, o período de proibição é de dez dias após a data da coleta do exame. Na atualização, foi retirado ainda o critério de inaptidão para doação de pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos de covid-19.