Murilo Bernardes
Sem disputar a elite do futebol paulista desde 2014, o Comercial vive um momento de muita dificuldade em sua história. Manter as coisas funcionando é o grande desafio da gestão Ademir Chiari.
Quando um clube está inserido nas últimas divisões do futebol, uma das coisas mais complicadas é manter jogadores dentro do elenco. A alta rotatividade é algo bastante comum para estes times. No Leão do Norte não é diferente.
Essa troca constante de jogadores evita que ídolos sejam formados nestes clubes. Entretanto, um ou outro atleta consegue ter sequência. Um desses casos é o do volante Leonai, que defendeu o Comercial entre os anos de 2018 e 2019, fez parte da campanha do acesso para a Série A3 e entrou para galeria de ídolos da Joia.
Titular absoluto nos tempos em que defendia o alvissareiro Leão do Norte, Leonai, atualmente, desfila pelos gramados do Uruguai e acabou de fazer história por um clube modesto do país, o Plaza Colonia.
A pequena equipe de Colônia de Sacramento quebrou a hegemonia do futebol no país e conquistou o título do “Apertura”, espécie de primeiro turno do Campeonato Uruguaio, mas que tem peso de título.
Para se ter noção do feito conquistado pelo pequenino Plaza Colonia, essa é apenas a terceira vez que um clube do interior consegue conquistar um turno do futebol uruguaio. Em 2016, o próprio Plaza conseguiu o título. A primeira vez que isso aconteceu foi em 2005, com o Rocha.
Em entrevista exclusiva ao Tribuna, Leonai falou sobre o momento que está vivendo. Ele é titular absoluto do Plaza Colonia. Desde que chegou, participou de 48 jogos, sendo 44 como titular.
“Primeiramente tenho que agradecer a Deus por tudo que estou vivendo aqui no Plaza, pela minha carreira. Por onde eu tenho passado eu consigo deixar um legado. Creio que tudo isso é fruto de muito trabalho e dedicação”, afirmou.
“Aqui nós estamos conseguindo atingir nossos objetivos, realizar nossos sonhos. O título do Apertura para nós é isso, um sonho. Vamos continuar trabalhando forte para seguir fazendo história. É um clube pequeno, mas que nos apoia demais e nos dá uma ótima estrutura”, completou Leonai.
Com passagens pelo Taquaritinga e Comercial, o jogador contou sobre sua adaptação no Uruguai e a oportunidade de defender uma equipe de primeira divisão.
“A adaptação não foi muito difícil. É claro que o idioma pesa um pouco, a forma como eles falam é um pouco difícil de entender, mas dentro de campo as coisas fluíram naturalmente. A principal diferença é que aqui é mais disputado, é primeira divisão e tem clubes muito tradicionais”, disse.
Um dos comandantes do título do Plaza foi o veterano meio-campista Cristian “Cebolla” Rodriguez, quem tem passagens por clubes como PSG, Porto, Benfica, Alético de Madrid, Parma, Grêmio e disputou duas Copas do Mundo e quatro Copas Américas pela seleção uruguaia. Leonai falou sobre a oportunidade de atuar ao lado de um ídolo do país.
“Não tenho nem palavras para descrever como está sendo jogar ao lado do “Cebolla” e também do Álvaro Fernández, que é outro jogador de seleção. É uma alegria imensa dividir o vestiário com jogadores desse nível, atletas campeões. Se eu pudesse definir em uma palavra o que esse time representa, a palavra seria união. Todos estão remando juntos”, reiterou.
Aos 26 anos e com muita lenha para queimar, Leonai afirmou que tem vontade de voltar um dia ao Comercial. “É claro que eu tenho muita vontade, mas o futuro eu deixo nas mãos de Deus. É um clube que eu tenho muita gratidão. Só tenho que agradecer por tudo que fizeram por mim”, disse.
“Como todo jogador, eu tenho o sonho de jogar por um grande clube na Europa. Estou trabalhando duro para que isso se concretize na minha carreira”, completou.
Um de seus companheiros no Comercial, o meio-campista Matheus China, está em recuperação de uma grave lesão no clube. Ele pode virar reforço para a Copa Paulista. Leonai mandou um recado para o ex-companheiro.
“Eu desejo toda a sorte do mundo, o China sabe do carinho que eu tenho por ele. Eu sempre estou torcendo por ele, estou do lado dele. Quero que ele volte, vai ser muito bom para ambos. Quero muito poder ver ele jogar, ver ele voltar a fazer o que ele mais ama”, afirmou.
Agora, o foco do Plaza Colonia é no segundo turno do Campeonato Uruguaio. Para se sagrar campeão no país, o time de Leonai precisa fazer a melhor campanha turno ou vencer um potencial vencedor do turno na grande decisão da competição.