O cachorro Gringo está há dois anos à espera de um lar adotivo, desde quando foi abandonado, extremamente debilitado, próximo ao bairro Adelino Simioni. Foi tratado, recuperado e atualmente é um animal muito brincalhão. Já o cão Barbosa, de 3 anos, foi resgatado em uma avenida muito machucado e sem condições de se locomover. Hoje ele está forte e sadio.
Além de Gringo e Barbosa, outros 48 cães e 20 gatos vivem na Divisão de Bem-Estar Animal (DBEA), da prefeitura de Ribeirão Preto. No local, os animais abandonados ou que foram resgatados de maus-tratos recebem muito carinho e também vacina, castração e microchips de identificação. Com esses cuidados, eles estão prontos para a adoção.
“A implantação do microchip é uma indicação que esse animal veio da DBEA, então, se algo acontecer com ele, conseguimos saber quem é o dono, entramos em contato e ele pode até ser multado por maus-tratos”, explica Carolina Vilela, diretora da DBEA.
A feira de adoção animal da DBEA acontece de forma permanente, de segunda a sexta-feira, na sede da divisão, na avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte) nº4255, Vila Albertina, no antigo Centro de Controle de Zoonoses. Para mais informações, o telefone é (16) 3628-2778.
“Temos animais jovens e adultos esperando para serem adotados. É uma oportunidade para o munícipe realizar um ato de amor”, diz Carolina Vilela. Para a adoção, é necessário apresentação de documento com foto e comprovante de residência. Também é orientado aos adotantes levarem guias, para quem tem interesse por um cão, e caixa, para quem quer aumentar a família com um gato.