Tribuna Ribeirão
Cultura

Disney celebra os 86 anos do Pato Donald

Há exatos 86 anos, estre­ava o curta de animação “A Galinha Esperta”, estrelado por um pato mal-humorado que viria a se tornar o perso­nagem mais recorrente nas animações de Walt Disney: Donald Fauntleroy Duck, ou Pato Donald para os fãs brasi­leiros. Para comemorar a data, os canais Disney Channel, Dis­ney Junior e Disney XD trans­mitirão episódios especiais e, desde 1º de junho, uma nova temporada de “Ducktales – Os Caçadores de Aventuras” começou a ir ao ar.

É verdade que o personagem já havia sido mencionado três anos antes, em 1931, no storybo­ard de “As Aventuras de Mickey Mouse!”, e com um visual muito diferente da icônica boina azul e uniforme de marinheiro que o consagrou nas telas. Mas foi como um dos protagonistas do universo Disney que Donald se tornou um dos personagens mais importantes da história dos quadrinhos e da animação.

Tanto é que hoje ele é a cria­ção que mais apareceu em fil­mes da Disney – mais até que seu mascote, o Mickey Mouse, que surgiu seis anos antes – e é o personagem com mais publi­cações de HQs, com exceção de super-heróis – afinal é difícil competir quantitativamente com oito décadas ininterruptas de Marvel e DC Comics.

A evolução do traço do Pato Donald dependeu de grandes artistas que trabalharam em suas feições. Já na década de 1930, o ilustrador Al Taliaferro, em parceria com o roteiris­ta Ted Osbourne, adaptou o curta A Galinha Esperta e deu prosseguimento às tirinhas e histórias do personagem, lan­çando as bases para sua carac­terização visual inicial, ainda um pouco rudimentar.

No entanto, quem moldou o personagem como o conhe­cemos hoje, tanto visualmente quanto na narrativa, foi Carl Barks, que criou a cidade de Patópolis e foi construindo as relações entre personagens como o Tio Patinhas, Mar­garida, Huguinho, Zezinho e Luisinho, estabelecendo, nos anos 1950, o universo do Pato Donald, que receberia ainda al­gumas contribuições de outros artistas ao longo das décadas.

Já em 1938 havia pesquisas de mercado que indicavam que Donald era mais querido pelos fãs do que Mickey e ele passou a ganhar protagonismo nas produções do estúdio. No clássico “Fantasia”, de 1940, sua aparição como mago tor­nou-se icônica, e é até hoje um marco para a Disney.

Mas foi durante a Segunda Guerra Mundial que o Pato Donald consolidou de vez sua importância para a cultura pop. Ele foi o principal perso­nagem a estrelar os filmes da Disney no período, que cri­ticavam – com boas doses de inspiração de Charles Chaplin – o regime nazista. O destaque dessa época é “Der Fuehrer’s Face”, de 1942, propaganda an­tinazista que venceu o Oscar de curta animado.

A consistência dos personagens sempre foi uma das caracte­rísticas das criações de Walt Dis­ney, e o dublador que criou os guinchos e a voz de Donald, Cla­rence Nash, foi o único a empres­tar-lhe a voz durante meio século, até sua morte em 1985. Desde en­tão, a voz oficial do personagem é de Tony Anselmo, embora em outras mídias haja dubladores diferentes para ele.

Por falar em outras mídias, o pato se sobressai em suas adap­tações. Não é por acaso que na série de videogames Kingdom Hearts (2002-2019) ele é um dos principais protagonistas de uma jornada que reúne praticamente todas as franquias da Disney e alguns heróis clássicos de Final Fantasy, célebre saga de RPG da Square Enix. Sua contribuição ao mundo dos games, aliás, não começou com Kingdom Hearts. O jogo Ducktales, lançado em 1989 para o Nintendinho (NES), foi um marco para os games de plataforma bidimensionais.

É graças a esse legado em animação, quadrinhos e games que o Pato Donald se tornou um personagem fundamental para os estúdios Disney, quase tão importante quanto o próprio mascote. Ao lado de Mickey, Pernalonga, Picapau e os Simp­sons, ele tem uma estrela no Hall da Fama de Hollywood.

Postagens relacionadas

Oswaldo Montenegro fará show no Pedro II  

Redação 2

Festival de Teatro atrai 314 ‘eventos’

William Teodoro

Apanela estreia novo experimento cênico

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com