Atividades acontecem remotamente através da nova plataforma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e no perfil do Instagram da instituição. Na segunda-feira (09/11), acontece um bate-papo sobre a Lei Nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas
Ribeirão Preto (SP), 06 de novembro de 2020 – A 40tena Cultural – projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – que oferece gratuitamente atividades culturais, debates, contações de histórias, entre outras atrações – traz nesta segunda semana do mês de novembro uma programação recheada de informação, entretenimento e diversão para toda a família.
Na segunda-feira (09/11), às 19 horas, acontece um bate-papo sobre a “Lei 10.639/03 – Avanços e desafios para a implementação”. A atividade, realizada em parceria com o Centro Cultural Orunmila, será transmitida no Instagram da Fundação (@fundacaolivrorp) e na nova plataforma da entidade: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/. Nesse encontro, o tema central será a Lei Nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares – do ensino fundamental até o ensino médio. O bate-papo será com a pedagoga e atual coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU), Iêda Leal, e mediação de Silvany Euclênio, professora e integrante do Centro Cultural Orunmila.
Na quinta-feira (12/11), às 19 horas, acontece a segunda atividade da semana: um bate-papo com a escritora Bárbara Santos sobre seu livro “Teatro das Oprimidas: estéticas feministas para poéticas políticas”. Esta é a terceira obra da escritora que retrata a história de expansão da Rede Ma(g)dalena Internacional, formada por artistas e ativistas da América Latina, Europa, África e Ásia. O livro descreve o desenvolvimento do Teatro das Oprimidas, metodologia teatral de perspectiva feminista. O bate-papo será transmitido pelo Instagram e plataforma da Fundação. A mediação de Adriana Scannavez, atriz e produtora cultural.
A última atividade da semana acontece no sábado (14/11), às 16h, com a contação de história “Da criação do mundo às lendas tribais africanas”, com o ator Evaristo Moura, também conhecido como La Diva Croquete. A atividade acontece no Instagram e na nova plataforma da Fundação.
SERVIÇO
Bate-papo: “Lei 10.639/03 – Avanços e desafios para a implementação”
Data: 9 de novembro (segunda-feira), às 19h
Redes: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/) e Instagram (@fundacaolivrorp)
Com: Iêda Leal, pedagoga e atual coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU) e mediação de Silvany Euclênio, professora e integrante do Centro Cultural Orunmila
Bate-papo: “Teatro das Oprimidas: estéticas feministas para poéticas políticas”
Data: 12 de novembro (quinta-feira), às 19h
Redes: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/) e Instagram (@fundacaolivrorp)
Com: Bárbara Santos, autora do livro, e mediação de Adriana Scannavez, atriz e produtora cultural
Contação de História: “Da criação do mundo às lendas tribais africanas”
Data: 14 de novembro (sábado), às 16h
Redes: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/) e Instagram (@fundacaolivrorp)
Com: Evaristo Moura, ator
40tena Cultural
Durante mais de sete meses de programação consecutiva, a 40tena Cultural já realizou mais de 70 atividades e interagiu com mais de 25 mil pessoas. O projeto, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente, são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.
Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.