Tribuna Ribeirão
Turismo

Dicas de onde curtir o Carnaval no estado

O Carnaval está logo aí, mas ainda dá tempo para se planejar e aproveitar a folia em diversas cidades do estado de São Paulo. Paulistas e turistas de outros estados podem apro­veitar opções das mais variadas possíveis, que vão dos grandes desfiles de escolas de samba e blocos de rua da capital, até as praias do litoral ou as marchi­nhas em cidades do interior.

Para este ano, em todo o estado, o Carnaval deve atrair cerca de 5 milhões de turistas em viagens com pelo menos um pernoite. Além disso, outras 5 milhões de pessoas devem fazer viagens de bate e volta (sem hospedagem). Em termos de gastos estima­dos dos turistas nos destinos paulistas, isso representa algo em torno de R$ 3 bilhões.

Levantamento da Secreta­ria de Turismo e Viagens com 122 cidades de São Paulo mos­tra que 81% dos municípios es­peram índices melhores que os do Carnaval de 2020, o último antes da pandemia, e nenhum deles espera resultados piores. Outros 14% acreditam que a ocupação hoteleira na cidade será igual e 5% informaram que não há fluxo de turistas na cidade durante o Carnaval.

Capital
A cidade de São Paulo está pronta para o Carnaval e o entusiasmo pela alegria con­tagiante das batucadas deve reunir, de acordo com a Se­cretaria Municipal de Cultura, cerca de 14 milhões de pesso­as interessadas em participar dos mais de 500 blocos de rua e bandas espalhadas por di­versos bairros da capital entre os dias 11 e 26 fevereiro.

Não poderia ser diferente. O Carnaval em Sampa será em vários bairros. Mas se estiver na capital, o endereço certo dos contrastes é vida noturna e cultural que existem na cidade e na região da Baixo Augusta. São dezenas de bares, casas noturnas que reúnem alternativos, universitários, hipsters, fãs de rock, MPB, samba, soul entre outros estilos.

Além das ruas, avenidas e alamedas, o Carnaval de São Paulo tem outra moradia: o Sambódromo. O local possui capacidade média de públi­co de 30 mil por noite, entre arquibancadas e camarotes. Passarão pelo Sambódromo paulistano 34 escolas: 14 do grupo Especial, 8 do grupo de Acesso 1, e 12 do grupo de Acesso 2. No total são mais de 35 mil pessoas desfilando nos quatro dias de disputa.

São Luiz do Paraitinga
São Luiz do Paraitinga é uma histórica cidade do interior de São Paulo que se transforma no Carnaval. Mais de 100 mil turistas visitam a cidade atrás de seus blo­cos e marchinhas carnavalescas. Suspensas as manifestações por conta da pandemia desde 2020, a volta ao Reinado de Momo é aguardada com emoção. Ali, o carnaval de marchinhas foi reinventado e é destaque na im­prensa nacional. Para esse ano, as novidades são uma exposição sobre a história da manifestação cultural na cidade, uma progra­mação voltada ao público infantil (projeto chamado “Pequeno Fo­lião”) e um aumento no número de blocos, que passará de 25 para 28 em 2023.

O diferenciado carnaval de São Luiz do Paraitinga, que até 1981 era proibido na cidade, é atualmente uma festa que atrai mais de 150 mil foliões. Os famosos blocos homenageiam as lendas folclóricas locais, com músicas e marchinhas carnavalescas próprias, animadas por grupos musicais folclóricos e a tradicional fanfarra, que o torna muito peculiar

Santos
Maior município do lito­ral paulista, Santos já está em ritmo de festa carnavalesca. A expectativa para este ano é que o Carnaval local movimente mais de um milhão de turistas. Durante o feriado de Carna­val, será realizada a primeira edição do “Carnacentro”, com cinco dias de muita animação para turistas e munícipes que curtem a festa, com as tradi­cionais bandas de rua.

Um dos locais mais apreciados de Santos, a Orla da Praia oferece 7 km de orla marítima, ladeada por ciclovia e um dos maiores jardins do mundo, formado por 815 canteiros expondo diversas espécies de flores. Boa pedida para quem curtir o reinado de Momo lá

Votuporanga
O carnaval de Votuporanga costuma atrair milhares de fo­liões e promete, para este ano, um evento popular. A festa “Carnaval Votu Show 2023” ocorrerá gratuitamente no pal­co externo do Parque da Cul­tura nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro com nomes da mú­sica nacional e artistas locais. Com o slogan “Votuporanga, a Terra da Folia”, o evento será promovido com a presen­ça do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, concursos para escolha do casal da corte, as melhores fantasias, desfile de bloquinhos e matinês para as crianças. Haverá também uma praça de alimentação com os food trucks e feira de artesana­to com produtos temáticos.

Campinas
Campinas já está preparada para o Reinado de Momo com a volta do Carnaval de Blocos. A prefeitura da cidade informou que já tem ao menos 65 blocos confirmados para a festa. Serão cerca de 80 desfiles dos blocos pelas ruas da cidade durante o período que começou no pré­-Carnaval, no dia 4 de fevereiro, e segue até dia 21 de fevereiro, terça-feira de Carnaval. Para quem pensa em levar seus ani­mais de estimação para socia­lizar, há opções como o “Bloco do Cão” e o tradicional “Bloco do Bob”. A programação conta também com o retorno de blo­cos tradicionais que passaram alguns anos sem desfilar, como o “Afoxé Ilê Ogum” e o “Reuni­dos na Hora”. A expectativa da Secretaria da Cultura local é que durante esse período o público total seja de cerca de 100 mil pessoas nas ruas do município.

Olímpia
Conhecida pelos seus par­ques temáticos, Olímpia rea­lizará o “CarnaOlímpia 2023” entre os dias 17 e 20 de feve­reiro, no estacionamento do parque Thermas dos Laranjais. A entrada para a pista será gra­tuita para toda a população e vi­sitantes. Durante todos os dias, haverá diversas atrações, como Ana Castela, conhecida como “Boiadeira”, Os Menotti, com os sertanejos César Menotti e Fabiano e o pagode do Grupo Sambalove, e a banda de axé A Zorra, diretamente da Bahia, entre outros. Com aporte da prefeitura, as festividades de Carnaval terão ainda o tradicio­nal desfile das escolas de samba.

Nazaré Paulista
Nazaré Paulista ganha cores e muita animação com as mar­chinhas, abadás, confetes e ser­pentinas pelas ruas, sem contar a Programação do Carnaval de Marchinhas 2023 repleta de atrações, com muita alegria e diversão para todos. O início do Carnaval no centro da cida­de será dia 15 (quarta-feira) e seguirá até o dia 21. De quinta (16) a segunda (20), os blocos se apresentarão nas ruas da ci­dade, como manda a tradição.

Americana
Americana vai realizar uma série de atividades para come­morar o Carnaval 2023. Como CarnaSocial, com o Concerto Carnaval Nostalgia para a Tercei­ra Idade e apresentação da Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi, os foliões irão se divertir muito ao som das marchinhas que marcaram os carnavais de outras épocas. Tudo acontece no Centro Comunitário do Jardim São Paulo. Os turistas terão uma ampla programação de manhã até à noite no Centro da cidade ou na Praia dos Namorados.

Santa Fé do Sul
O carnaval da Estância Tu­rística de Santa Fé do Sul pro­mete ser um grande evento gra­tuito do Noroeste Paulista. O “Santa Fé Folia 2023” acontece oficialmente entre os dias 18 a 20 de fevereiro, na Praça Salles Filho. Entre as atrações con­firmadas, estão a dupla Pedro Paulo & Alex, o Bonde do Ti­grão e Jefferson Moraes e Open Farra. Para a criançada, a diver­são será garantida na matinê do “Santa Fé Folia 2023”.

Se a opção for Santa Fé do Sul, visite a Praça Santa Fé. Com murais e obras cenográficas o local conta a história do início da cidade nas décadas de 30 e 40, por onde passava a antiga estrada boiadeiros que ligava São Paulo a Mato Grosso do Sul. Retrata também a lembrança dos primeiros comerciantes da cidade. As obras são do artista plástico Tom Cruz

Ilhabela
Invadida por turistas du­rante o carnaval, Ilhabela terá muitos blocos de embalo da ci­dade, shows musicais e baile de rua todas as noites. A abertura oficial do Carnaval 2023 acon­teceu na sexta-feira, dia 10. Entre os muitos blocos de Ilha­bela, destaque para o Banho da Doroteia, que consiste em um desfile com fantasias feitas à base de papel crepom. O des­file tem início na avenida e tér­mino no meio do mar. Reza a lenda que quando os adereços são desfeitos, o mar leva tam­bém as energias negativas.

Postagens relacionadas

Festa junina é no Nordeste

Redação 1

Sampa não é só selva de pedra

William Teodoro

Fiscalização do MTur percorrerá todo o Brasil até abril

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com