O café é uma das bebidas preferidas e mais consumidas entre os brasileiros. É bem tradicional no café da manhã, porém, vai muito bem também no lanche da tarde, nas reuniões de trabalho, para receber uma amiga em casa, antes do treino, e por aí vai.
Além de ter um sabor bastante agradável, ele também possui inúmeros benefícios como propriedades antioxidantes (que previnem o envelhecimento precoce), é termogênico (tem capacidade de acelerar um pouquinho o nosso metabolismo) – por esta razão eu gosto bastante de sugerir café com canela e gengibre em pó (ambos termogênicos também) no pré treino, eles ajudam a dar um “gás”.
O café também possui uma ação de estimular o peristaltismo, por conta do ácido clorogênico, o que melhora a digestão e o funcionamento intestinal.
Por conta do seu teor de cafeína, muitas pessoas o utilizam para manter-se mais alerta, melhorando assim o desempenho cognitivo, capacidade de aprendizado e atenção.
Atente-se em evitar a ingestão de café após as 17h, pois isto pode interferir na qualidade do sono. Caso sinta muita necessidade, opte pela versão descafeinado. Lembrando sempre que devemos evitar a ingestão de açúcar no café, procure sempre sentir o gosto natural desta bebida maravilhosa. É tudo questão de acostumar o paladar.
Beijos da Nutri!
Nutricionista Clínica e Esportiva, mestre em Ciências Nutricionais (Unesp). CRN: 3/43180 / @nutri.milenabarbon – (16) 98112-0022
Milena Barbon
[email protected]