Por Milena Barbon
Muitas pessoas se queixam que comem corretamente, só furam a dieta algumas vezes aos finais de semana e, mesmo assim, ficam estagnadas no peso. Listei abaixo algumas razões que podem ser as justificativas desta dificuldade em emagrecer; desta forma podemos ficar mais atentas à nossa alimentação:
1) Falta de planejamento – Isto é bem comum nos dias de hoje, por conta da correria. Muitas pessoas saem bem cedinho de casa e não programam a alimentação do dia, e nem sequer tomam o café da manhã. Quando a fome bate, acabam comendo algo rápido e fácil que encontram nos cafés e lanchonetes (salgado, pão de queijo, rosca, bolo, barra de cereal). É muito importante sempre planejarmos o dia seguinte na noite anterior, separando toda a alimentação (lanches intermediários e almoço e jantar, quando for o caso). Tenha a certeza de que isto fará toda a diferença.
2) Abuso dos produtos diet e light – Estes produtos não são sinônimos de ‘alimentos saudáveis’ de maneira alguma e, em alguns casos, podem conter ingredientes piores do que a versão tradicional. Prefira consumir os alimentos sempre em sua forma natural.
3) Consumo de álcool – O álcool contém bastante caloria e, dificilmente as pessoas ficam em somente um copo da bebida. Para o emagrecimento, é sempre essencial evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
4) Abuso aos finais de semana – É bem comum algumas pessoas que se mantém corretamente na dieta durante a semana, mas quando chegam o sábado e o domingo se coloca tudo a perder. O nosso corpo não sabe diferir que dia é da semana. O mais importante é sempre manter uma constância na alimentação e, algumas vezes, realizar alguma refeição livre.
5) Consumo de doces – Os doces normalmente são cobertos de açúcar e gorduras, ou seja, muitas calorias. Quando a vontade bater, prefira sempre os chocolates 70% cacau ou mais, ou mesmo as frutas doces.
6) Falta de atividade física – Importantíssimo no processo de emagrecimento é a realização de atividade física. O nosso corpo não foi feito para ficar parado, então mexa-se! Faça uma caminhada, hidroginástica, dança… enfim, qualquer coisa que lhe dê prazer.
Lembrando que cada indivíduo responde de uma maneira à alimentação, por isto a importância de um acompanhamento nutricional personalizado.
Beijos da Nutri!
Nutricionista Clínica e Esportiva, mestre em Ciências Nutricionais (Unesp).
CRN: 3/43180 / @nutri.milenabarbon – (16) 98112-0022