O consumo de PASTA DE AMENDOIM INTEGRAL tem sido cada dia mais frequente, principalmente pelos praticantes de atividade física. O amendoim apresenta diversos benefícios para a nossa saúde, porém, vale lembrar que é um alimento altamente calórico e o exagero no consumo pode provocar ganho de peso.
Atualmente, existem no mercado inúmeros tipos e marcas comercias de Pasta de Amendoim. O ideal é dar preferência àquelas que contenham apenas um ingrediente: AMENDOIM. Muitas indústrias adicionam por exemplo, maltodextrina, adoçantes e muitos conservantes!
Abaixo segue uma sugestão de PASTA DE AMENDOIM INTEGRAL CASEIRA.
1 – Comprar amendoim de procedência. Procure alimentos com o Selo Pró-Amendoim, o foco dessa certificação é a prevenção das aflatoxinas, substâncias que podem estar no amendoim e causar doenças como câncer, cirrose e distúrbios nervosos.
2 – Se você comprou o amendoim cru com casca será necessário torrar antes do 3º passo. Espalhar o amendoim em uma forma e colocar no forno (180ºC), em torno de 25 minutos. Fique atento para não queimar. Retire a casca após esse processo. Se quiser facilitar, compre o amendoim torrado sem casca e sem sal.
3- Bater o amendoim no processador ou liquidificador até que vire uma pasta. Conforme você vai batendo o amendoim vai se transformando até virar a pasta. Fique atento para a potência do seu equipamento, e se necessário desligue de tempos em tempos para esfriar e não queimar o motor. Se você tiver os dois tipos de equipamentos em casa, indicamos o uso do processador!
4 – Armazenar em recipiente bem fechado e manter em local escuro, protegido da luz, para maior conservação do produto. Não é necessário o armazenamento em geladeira.
Assim como algumas empresas fabricantes você também pode adicionar sabores à sua preparação. A adição de cacau em pó é uma ótima opção, principalmente para o pré-treino, excelente vasodilatador, portanto contribui para a chegada de nutrientes aos músculos o que melhora a sua performance. Uma outra opção é adicionar WheyProtein e deixar a preparação mais proteica.