A maioria dos aparelhos eletrônicos residenciais mais novos funcionam com a ajuda da Internet para se comunicarem e permitir que os usuários interajam com eles de maneira mais prática e fácil, sem a necessidade de comprar um cabo extra ou se preocupar em como irá mantê-lo invisível atrás ou na parte de dentro dos móveis.
O sinal sem fio (wireless), popularmente conhecido como Wi-Fi, tomou conta dos estabelecimentos e residências nos últimos anos. Mais do que o acesso à Internet, ele permite que as televisões mais modernas transmitam conteúdo de diversos aplicativos, por exemplo. Pensando nisso, elaboramos 5 dicas de como melhorar o sinal Wi-Fi em sua casa – além disso, a velocidade da Internet contratada e o modelo do roteador também são essenciais para isso, nunca é demais lembrar.
Local de instalação
No momento de instalar um roteador em casa, muitas pessoas esquecem de levar em consideração a localidade. Nunca é demais lembrar que quanto mais alto o lugar, melhor o sinal que toda a casa irá receber e mais aparelhos poderão ser conectados.
Para residências com dois andares, o andar de cima deve ter preferência, ou então você pode colocá-lo em cima de móveis ou até mesmo em uma localização central da casa. Um alerta importante é sobre os fios, por isso é preciso pensar que a praticidade que o lugar oferece também deverá estar em pauta.
Segurança
Garantir uma segurança mais rígida no acesso da seu rede impede que pessoas indesejáveis a utilizem, mas também limita o número de usuários do seu Wi-Fi, promovendo um sinal ainda mais forte para as pessoas que possuem a senha de desbloqueio.
Torne seu sinal invisível
Este método auxilia ainda mais na segurança da sua rede, pois ao procurar alguma disponível, as pessoas não conseguem visualizar o seu sinal. Basta ir até à página de administração e desmarcar “Enable SSID Broadcast”. Pronto, agora o sinal do seu Wi-Fi estará escondido e livre de invasões.
Atualizações
Assim como acontece em outros sistemas, o software do seu roteador deve ser constantemente atualizado para que os seus dispositivos consigam se conectar à rede ainda mais rapidamente.
Além disso, o sinal sempre irá se manter forte. O fato de as cinco barras estarem cheias não quer dizer que a velocidade da conexão esteja rápida, pois o que define isto é a troca de dados.
Canal do roteador
No que ajuda a mudança do canal? A maioria funciona com frequência de 2,4 GHz, a mesma de diversos aparelhos que temos em casa, como micro-ondas, telefones sem fio, babás eletrônicas, entre outros. Ao mudar o canal para 5 GHz, o sinal terá menos interferência.
Alguns roteadores contêm duas larguras de banda. Para descobrir se o seu vem com essa opção, basta verificar no manual do aparelho.
Fonte: PCWorld