Tribuna Ribeirão
Geral

Dia Mundial dos Animais – Zoo celebra data com nascimento de filhotes

Nesta quinta-feira, 4 de outu­bro, é comemorado o Dia Mun­dial dos Animais. O Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto celebra a data anunciando uma série de nascimentos de seis filhotes nos últimos meses – são três de gua­xinim (também chamados de “mão-pelada”), dois de capivara e um de tamanduá-mirim. Os recém-nascidos estão nos recin­tos sendo cuidados pelas mães e a população pode conhecê-los.

Um assunto ainda pouco divulgado é a importância dos zoológicos na reintrodução de animais silvestres na natureza. Grande parte da população pen­sa que os animais do zoo estão lá simplesmente para exibição. Porém, essas instituições têm um importante trabalho em pesquisas científicas, educação ambiental, conservação, preservação da fau­na silvestre e exótica bem como a reintrodução de animais em seus habitats naturais.

“Anualmente, o Zoológico Municipal de Ribeirão Preto recebe cerca de 800 animais víti­mas de maus tratos provocados pelo ser humano das mais di­versas formas, atropelamentos, queimaduras, choques elétricos, vítimas de cães, caça predatória, tráfico, dentre diversos outros motivos”, diz o diretor do Bos­que Fábio Barreto e zootecnista Alexandre Gouvêa.

Todos os animais que che­gam ao zoo passam por uma triagem. Quando filhotes são encaminhados para o berçário e quando acometidos por alguma lesão, para o setor de Medicina Veterinária, onde passam pelo primeiro atendimento. Com o Hospital Veterinário, um centro cirúrgico completo e um cen­tro de diagnóstico por imagem, inaugurado em junho de 2016, os bichos do plantel do zoo e os resgatados de toda região po­dem contar com atendimento especializado, internação, cirur­gias de tecidos moles e ortopédi­cas, anestesia inalatória, exames radiográficos e de ultrassom.

“Aproximadamente 70% dos animais recuperados têm plena condição de retorno à vida livre. A reabilitação possibilita rea­prender a sobreviver em seu ha­bitat natural, dando condições alimentares, de caça, voo, fuga de predadores, dentre outras, sempre em parceria entre o zoo, centros de reabilitação de ani­mais silvestres e áreas de soltura. Até o momento, três instituições têm parceria com o zoológico de Ribeirão Preto: Associação Mata Ciliar, Instituto Espaço Sil­vestre e MP Fauna Ambiental”, de acordo com o médico veteri­nário e encarregado do bosque, César Henrique Branco.

O Bosque e Zoológico Mu­nicipal Doutor Fábio de Sá Barreto abre de quarta-feira a domingo, das nove às 16h30. A entrada é franca. Com tempe­ratura mais amena, a área verde onde está localizado chega a ter cerca de quatro graus centígra­dos a menos que no restante da cidade. Fica na rua da Liberdade s/nº, nos Campos Elíseos.

Os visitantes podem conferir as atrações representadas por 830 animais de 140 espécies e passearem pelos 250.880 metros quadrados que compõe o com­plexo. Conta com aves, peixes, mamíferos e répteis, além do Jardim Japonês e do Mirante. Entre suas principais atrações destacam-se antas, onças pinta­das, macacos, ursos, serpentes, entre outras espécies.

 

Postagens relacionadas

Fundação Casa retoma visitas

Redação 1

Denúncia Caso – Luana gera novos protestos

Redação 1

Reconhecimento facial de apostadores entra em fase de testes

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com