Para o Banco de Sangue de Ribeirão Preto, junho é o mês mais importante do ano, pois é voltado aos que se dedicam a salvar vidas, os doadores de sangue. O Junho Vermelho é uma mobilização nacional, alusiva à cor do sangue, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do gesto solidário da doação, especialmente nesta época do ano. Neste domingo (14) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
“Os doadores são os nossos heróis da vida real, aqueles que, com a sua generosidade, têm a capacidade de transformar a vida de milhares de pacientes. Por isso, neste Dia Mundial do Doador de Sangue, prestamos nossa homenagem a eles”, diz Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto. Com o isolamento social e o inverno se aproximando, os hemomnúcleos Bancos de Sangue em geral estão com seus estoques em situação crítica, operando com déficits que ultrapassam a marca de 50% de sua capacidade.
“As pessoas estão com medo de sair de casa para doar sangue. Mas é preciso que elas saibam que estamos tomando todas as medidas de segurança e proteção. E que o sangue, em muitos casos, é a única esperança de vida, para o qual não existe nenhum substituto”, enfatiza o líder de captação. Por isso, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto convoca seus doadores e a todos que se solidarizarem com essa causa a vestirem suas capas de super-heróis e comparecerem às Unidades para doar sangue e salvar vidas.
O hematologista do Grupo São Francisco – integra o Sistema Hapvida –, Geraldo Sant’Ana da Cunha Junior, alerta que o volume de doações reduziu em mais de 50% nos últimos meses. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil menos de 2% da população é doadora de sangue, quando o patamar ideal para atender a demanda seria que pelo menos 3% adotassem a prática.
“A doação é muito importante porque as outras doenças não pararam com a covid-19. É necessário que as pessoas continuem doando”, afirma Cunha Junior. Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação).
Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas. Na hora da doação, deve apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.
O Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocaiúva nº 895, na Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O telefone é o (16) 3610-1515 e o WhatsApp (16) 99702-830. O atendimento vai das sete às 18 horas, de segunda a sábado (exceto feriados) – aos doadores, estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.