Tribuna Ribeirão
Geral

Dia Mundial do Doador – RP alerta para a doação de sangue

Para o Banco de Sangue de Ribeirão Preto, junho é o mês mais importante do ano, pois é voltado aos que se dedicam a salvar vidas, os doadores de san­gue. O Junho Vermelho é uma mobilização nacional, alusiva à cor do sangue, que tem o obje­tivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do gesto solidário da doação, especial­mente nesta época do ano. Neste domingo (14) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

“Os doadores são os nossos heróis da vida real, aqueles que, com a sua generosidade, têm a capacidade de transformar a vida de milhares de pacientes. Por isso, neste Dia Mundial do Doador de Sangue, prestamos nossa ho­menagem a eles”, diz Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto. Com o isolamento social e o inverno se aproximando, os hemomnú­cleos Bancos de Sangue em ge­ral estão com seus estoques em situação crítica, operando com déficits que ultrapassam a marca de 50% de sua capacidade.

“As pessoas estão com medo de sair de casa para doar sangue. Mas é preciso que elas saibam que estamos tomando todas as medidas de segurança e prote­ção. E que o sangue, em muitos casos, é a única esperança de vida, para o qual não existe ne­nhum substituto”, enfatiza o líder de captação. Por isso, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto con­voca seus doadores e a todos que se solidarizarem com essa causa a vestirem suas capas de super-heróis e comparecerem às Unidades para doar sangue e salvar vidas.

O hematologista do Gru­po São Francisco – integra o Sistema Hapvida –, Geraldo Sant’Ana da Cunha Junior, alerta que o volume de doações redu­ziu em mais de 50% nos últimos meses. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil menos de 2% da população é doadora de sangue, quando o patamar ideal para atender a de­manda seria que pelo menos 3% adotassem a prática.

“A doação é muito impor­tante porque as outras doenças não pararam com a covid-19. É necessário que as pessoas con­tinuem doando”, afirma Cunha Junior. Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação).

Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter fei­to uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas. Na hora da doação, deve apresentar um do­cumento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimentos gorduro­sos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.

O Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocaiúva nº 895, na Vila Seixas (atrás do Hospi­tal São Lucas). O telefone é o (16) 3610-1515 e o WhatsApp (16) 99702-830. O atendimen­to vai das sete às 18 horas, de segunda a sábado (exceto fe­riados) – aos doadores, esta­cionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.

Postagens relacionadas

Fiocruz identifica cão e gato com anticorpos contra novo coronavírus

Redação 1

Iniciadas as obras de extensão da ‘Fiúsa’

Redação 1

Projeto prorroga prazo de garantia

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com