As lojas do varejo de Ribeirão Preto vão atender em horário especial neste final de semana por causa do Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo, 13 de agosto, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp). Nesta sexta-feira (11), os estabelecimentos poderão abrir das nove às 22 horas. No sábado (12), das nove às 18 horas.
A extensão do expediente é opcional. O varejo de Ribeirão Preto projeta crescimento entre 4% e 6% nas vendas para o Dia dos Pais, celebrado em 13 de agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o avanço foi de 3,75%. O valor médio desembolsado para a compra do presente deve variar entre R$ 150 e R$ 200. O levantamento é do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por Sincovarp e CDL RP.
O CPV projeta que 71% dos consumidores da Região Metropolitana de Ribeirão Preto têm a intenção de comprar algum presente no Dia dos Pais, porém, buscando variedade de produtos, preços e, principalmente, de promoções.
Em Ribeirão Preto, roupas representam a maior parte das intenções de compra (54%), seguidas de calçados (40%), perfumes e cosméticos (37%), acessórios como meias, cintos, óculos, carteiras e relógios (32%), além de celulares e artigos de tecnologia (21%).
A data também acaba movimentando restaurantes, postos de combustíveis e segmentos ligados a viagens, uma vez que muitos se deslocam de uma cidade à outra, para verem os pais. A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) também está otimista.
Levantamento do Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB) da Acirp aponta que a cidade tem 8.213 empresas qualificadas para atender às demandas de presentes para a ocasião. Os resultados positivos da data em 2022 e a queda na inflação que vem sendo registrada desde abril deste ano são fatores que devem influenciar positivamente a decisão de compra em 2023. Estima-se que o tíquete dos presentes gire em torno de R$ 150.
Os produtos mais buscados pelos consumidores devem ser roupas, perfumes, calçados, refeições e itens de cuidados pessoais. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Alta Mogiana (Abrasel) está entusiasmada com a perspectiva de crescimento expressivo de 30% a mais no faturamento do setor durante o final de semana do Dia dos Pais, em relação aos dias normais.
As vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 2% em julho na comparação com o mês anterior, quando a alta foi de 3,21% em junho, aponta levantamento do CPV. É a sexta alta consecutiva, neste ano. A única queda ocorreu em janeiro (-6,88%).
As vendas cresceram 5,8% em fevereiro, voltaram a registrar alta de 5% em março, repetiu o desempenho em abril e avançou 6,2% em maio. Quando a comparação é feita com o mesmo período do ano passado, o crescimento médio das vendas de julho chega a 3,75%.
Acumulado do semestre
No primeiro semestre de 2023, as vendas do varejo de Ribeirão Preto acumularam alta de 18,33%, já considerando a queda de -6,88% registrada em janeiro. No período, a média de crescimento das vendas no comércio local ficou em 3,05%, ao mês, abaixo da média apurada no primeiro semestre de 2022, que foi de 4,09% ao mês, ocasião em que o acumulado do período foi de 24,54%.
Em valores
O CPV também apurou que o comércio de Ribeirão Preto, movimentou R$ 600 milhões em vendas no primeiro semestre de 2023, média de R$ 100 milhões, ao mês, entre janeiro e junho. Na comparação com o mesmo período de 2022, o faturamento teve queda de -9,33% em relação aos seis primeiros meses do ano passado, quando o setor movimentou R$ 656 milhões, média de R$ 109 milhões, ao mês.