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Dia dos Pais deve movimentar R$ 25,56 bi  

Pesquisa revela que 32% dos entrevistados pretendem gastar mais que em 2023, enquanto 35% planejam manter o mesmo valor e 19% reduzir os gastos 

Gasto médio esperado por consumidor em Ribeirão Preto é estimado em R$ 150, com destaque para vestuário, acessórios, perfumes e eletrônicos (Alfredo Risk)

O Dia dos Pais deste ano, celebrado em 11 de agosto, pode movimentar R$ 25,56 bilhões no comércio brasileiro, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Ainda de acordo com a confederação, aproximadamente 110,9 milhões de pessoas residentes nas capitais devem presentear seus entes queridos. 
 
A pesquisa revela que 32% dos entrevistados pretendem gastar mais que em 2023, enquanto 35% planejam manter o mesmo valor e 19% reduzir os gastos. Entre aqueles que planejam gastar mais, 56% desejam adquirir presentes de maior qualidade, 27% notaram o aumento dos preços e 23% tiveram melhorias na renda.  
 
Por outro lado, 37% dos que querem gastar menos enfrentam dificuldades financeiras, 28% querem economizar, e 14% precisam quitar dívidas. “A pesquisa mostra uma estabilidade em relação aos gastos comparados com o ano passado. O consumidor está cauteloso e deve fazer muita pesquisa antes de comprar os presentes”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa. 
 
Cuidado com os gastos  Merula Borges, especialista em finanças da CNDL, recomenda cautela. “O número de inadimplentes no país tem batido recorde, o que impacta diretamente no consumo das famílias. Sair da inadimplência é tão desafiador quanto se manter fora dos cadastros de negativados. A prioridade deve ser o pagamento das contas e a negociação das dívidas. Não vale a pena se endividar para presentear”. 
 
O valor médio gasto por presente deve ser de R$ 230, e 75% dos consumidores pretendem pagar à vista, especialmente via PIX (38%) e cartão de débito (21%). A maior parte dos presentes será em itens de vestuário (47%), seguida por perfumes e cosméticos (35%), calçados (27%) e acessórios (21%). A maioria (78%) fará pesquisa de preços, utilizando sites/apps (65%), redes sociais (41%) e shoppings (35%). 
 
Lojas físicas x internetEmbora 69% dos entrevistados comprem em lojas físicas, 40% optarão pela internet, preferencialmente através de aplicativos (71%) e sites (59%). As razões para escolher sites de varejistas internacionais incluem preços baixos (73%) e maior variedade de produtos (46%). 
 
Segundo o Instituto de Economia Maurílio Biagi da Associação Comercial e Industrial (IEMB-Acirp), o Dia dos Pais deve movimentar as vendas de 8.213 empresas em Ribeirão Preto. aponta que consumidor deve priorizar presentes de vestuário e acessórios, com tíquete médio de R$ 150. Eletrônicos também devem estar na lista de preferidos. 
 
Entretanto, segundo Lívia Piola, analista do IEMB-Acirp, o cenário econômico vai exigir criatividade dos empresários para conquistar os bolsos dos filhos nesta data. “O preço dos produtos e serviços subiram mais que a inflação, o que pode diminuir as vendas de Dia dos Pais ou levar o cliente para on-line”, diz.  
 
A análise toma como base o índice de preços do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) e a estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico de que as vendas de produtos eletrônicos devem aumentar cerca de 4% este mês.   
 
Ainda de acordo com o Ibre/FGV, o faturamento para o Dia dos Pais deve ser 6% maior em comparação a outras épocas do ano.   Os especialistas da Acirp sugerem que estratégias como a presença digital, montagem de kits e promoções com formas de pagamento variadas podem ser um diferencial importante para atrair e fidelizar os clientes.  
 
O IEMB recomenda ainda que os lojistas criem um ambiente favorável para quem decidir fazer compras nestes últimos dias pré-Dia dos Pais. Isso inclui desde ofertar os produtos via site e redes sociais (com um bom sistema de entrega local) até estender o horário das lojas físicas. 
 
Outra aposta está na experiência das vitrines, com sugestões de looks e combos para quem ainda está na dúvida do que presentear.   “Importante também apresentar diferentes opções de presentes que caibam no orçamento do consumidor e condições de pagamento variadas e facilitadas”, destaca Piola.    
 

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