Empresários do setor de bares e restaurantes estão otimistas com a chegada do Dia dos Pais, celebrado em 11 de agosto, domingo. A expectativa é de aumento no faturamento dos estabelecimentos da região da Alta Mogiana, com crescimento de 20% no movimento em relação aos dias normais, impulsionado principalmente pelos restaurantes temáticos portugueses, pesqueiros e churrascarias, que tradicionalmente são os favoritos dos papais.
“Datas comemorativas como essa são fundamentais não apenas para fortalecer os laços familiares, mas também para impulsionar a economia de um setor que ainda está em processo de recuperação,” afirma Renato Munhoz, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da Alta Mogiana, cuja área de atuação abrange 108 municípios das regiões administrativas de Ribeirão Preto, Franca, Barretos, São Carlos e Araraquara.
A associação conta com mais de 200 empresas associadas. Alguns dos restaurantes da região estão se preparando para receber os pais de maneira especial. Um exemplo é o bar O Português, que irá presentear cada pai acompanhado dos filhos com uma caneca de chope, tornando a celebração ainda mais feliz ainda.
“O Dia dos Pais é uma data especial, e queremos proporcionar uma experiência bacana para as famílias que nos visitarem. Oferecer uma caneca de chopp para cada pai acompanhado dos filhos é à nossa maneira de celebrar e agradecer a preferência. Esperamos que todos aproveitem um momento agradável e memorável em nosso bar,” afirma Nicolas Horta, proprietário do bar O Português.
Munhoz avalia que datas como o Dia dos Pais são eventos indispensáveis para ajudar a fortalecer a recuperação econômica do setor de bares e restaurantes. “Eventos como esse não apenas promovem a união familiar, mas também contribuem significativamente para o aquecimento da economia de um setor que ainda luta para se manter”, comenta Munhoz.
A última pesquisa econômica regional apontou que em doze meses, 38% dos estabelecimentos não conseguiram reajustar seus preços, enquanto 54% realizaram ajustes conforme ou abaixo da inflação, e apenas 8% conseguiram reajustar acima da inflação.
Os preparativos e expectativas para o Dia dos Pais evidenciam o otimismo dos empresários do setor, que veem na data uma oportunidade de proporcionar experiências gastronômicas únicas e fortalecer os laços familiares, ao mesmo tempo em que impulsionam os negócios na Alta Mogiana.
“Incentivamos nossos associados a promoverem ações e promoções em datas especiais, como forma de atrair clientes e fomentar a participação do consumidor na recuperação definitiva do setor”, destaca Horta, que também é conselheiro da entidade.