De acordo com a pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP), neste ano, as vendas de Dia dos Namorados, celebrado neste sábado, 12 de junho, devem apresentar um aumento de 8% em relação ao volume de 2020. A expectativa é que a data aqueça o setor varejista e provoque um equilíbrio no balanço semestral.
“O Dia dos Namorados ainda é a terceira data mais importante para o varejo. Roupas, perfumes e chocolates serão os itens mais procurados na data. Flores e acessórios também estarão presentes na lista de produtos e podem resultar em crescimento das vendas”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff.
Mesmo com a demanda do e-commerce, a maior concentração das vendas vai permanecer no comércio físico – os shopping centers e as lojas de rua irão receber o maior fluxo de consumidores. Para a entidade, cerca de um terço das vendas será pelo ambiente virtual e o restante nas lojas físicas. Somadas, as vendas devem chegar a R$ 7 bilhões no estado de São Paulo.
Com mais restrições em 2020, os bares e restaurantes devem apresentar um melhor desempenho neste ano – mesmo com as limitações na capacidade de ocupação e no horário de funcionamento. “As lojas podem aproveitar o período para oferecer promoções variadas e descontos. O objetivo é recuperar parte do seu caixa e fluxo”, diz Stainoff.
“Esperamos uma aceleração na vacinação e, com isso, tenhamos um segundo semestre de recuperação do emprego e renda das pessoas. Somente a vacinação, o emprego e renda garantem a retomada consistente e contínua das vendas”, finaliza.
Previsão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostra que o setor deve arrecadar 5,7% a mais do que junho de 2020 – quando, mesmo já em meio à pandemia de covid-19, os varejistas viram suas receitas subirem 2,8% em relação ao ano anterior.
A antecipação da primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, em Ribeirão Preto, de 50% do abono para 14.969 servidores da ativa e mais 6.480 beneficiários do Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM), também deve aquecer as vendas.
Segundo estimativas do Ministério da Economia, a medida deve injetar R$ 52,7 bilhões na economia do país. A prefeitura pagou R$ 46.480.619,37, sendo R$ 22.132.255,33 para o IPM. O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) também antecipou o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. A autarquia creditou R$ 1.962.154,80 para pagar o vencimento extra a 770 funcionários.
A previsão é que o varejo paulista fature cerca de R$ 69 bilhões em junho, superando tanto o desempenho do mesmo mês de 2020 – que foi o segundo melhor em vendas daquele primeiro semestre – quanto o de 2019, no mundo sem pandemia, cuja alta agora é de 8,7%.
O caso mais expressivo é o das próprias perfumarias, que vão faturar perto de R$ 6 bilhões em junho – número que é 14,1% maior do que o registrado em 2020. Da mesma forma, as lojas de roupas e calçados vão crescer 3,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado, arrecadando R$ 2,5 bilhões, o que é uma ótima notícia para um segmento profundamente afetado pela crise de covid-19.