Segundo os números da Pesquisa Hábitos de Consumo feita pela Boa Vista para o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, o gasto médio do consumidor com o presente nesta data comemorativa será 5% maior este ano, na comparação com a 2018. Enquanto na data passada o tíquete médio foi de R$ 278, em 2019 os entrevistados esperam gastar R$ 292, R$ 14 a mais.
A pesquisa identificou ainda que 69% dos entrevistados pretendem presentear o parceiro(a), representando um aumento de dois pontos percentuais em relação ao ano passado. Entre eles, 42% esperam gastar mais agora do que na compra do presente de 2018. Outros 39% vão gastar a mesma quantia, enquanto 19% preveem um gasto menor a data este ano.
Dentre os 31% que não irão comprar presente, 57% apontam o endividamento como o motivo de não presentear o parceiro(a) no Dia dos Namorados este ano. O desemprego vem como a segunda causa mais citada, com 23% (seis p.p. a mais que em 2018). Dezessete por cento dos entrevistados afirmam que não compram presente na data, ao passo que os últimos 3% priorizarão pagar outras contas do dia a dia.
A área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista projeta um crescimento de, no máximo, 2% das vendas neste Dia dos Namorados, na comparação com 2018. Com isso, o movimento do comércio na data deve registrar o pior resultado dos últimos três anos (2,6% em 2017 e 2,2% em 2018).
O desempenho das vendas na data deve repetir a tendência observada no Dia das Mães, quando o movimento do comércio frustrou as expectativas do varejo. Segundo os economistas da Boa Vista, o alto nível de desemprego e a recente queda da confiança estão segurando o ritmo de expansão das vendas.
O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) aposta na data para alavancar as vendas. A entidade estima que os apaixonados vão gastar em torno de R$ 100 com os presentes. Segundo Paulo César Garcia Lopes, além de produtos de uso pessoal, os namorados soltam a imaginação e criam artigos personalizados.
“Além dos itens de vestuário, calçados, acessórios, perfumes e cosméticos, os chocolates e as flores também são tradicionais para a celebração”, comenta. Para Lopes, na época em que se aproxima o Dia dos Namorados a emoção fica mais aflorada. No ano passado, segundo a Pesquisa Movimento do Comércio, realizada pelo Sincovarp, as vendas em junho recuaram 1,95%.
Tipos de presente
A pesquisa da Boa Vista também questiona que tipo de presente os consumidores pretendem comprar para o Dia dos Namorados. É interessante notar que há pouca relação entre o que as pessoas gostariam de ganhar e o que decidiram dar de presente. Em primeiro lugar, assim como em 2018, com 30%, aparecem os itens de vestuário, seguidos por jantar romântico, show e cinema (19%); perfumaria (13%); joia ou relógio (10%); celulares e smartphones (9%); informática (8%); viagem romântica (7%); flores (2%), e chocolates (2%).
Quando questionados sobre o que gostariam de ganhar, caso pudessem escolher o presente, a maioria dos consumidores elegeu uma viagem como o presente mais esperado, com 26%. Em seguida, passeio, lazer e roupas eacessórios, ambos com 12%. Depois vem celular (11%), ao passo que produtos de informática eeletrônicos foram citados como os presentes desejados por 9% dos entrevistados, empatados com jóias erelógios. Por fim, jantar romântico e itens de perfumaria com 6%, respectivamente, como ilustra o gráfico abaixo.
Forma de pagamento
A parcela de consumidores que planeja comprar o presente à vista representa 59% do total. Entre esses consumidores, 40% utilizarão dinheiro em espécie; 33% o cartão de débito; 23% o cartão de crédito e 4% o boleto. Já entre os 41% que pretendem parcelar o presente, 88% usarão o cartão de crédito, seguidos de 5% que planejam usar o carnê, outros 5% que pagarão as parcelas em boleto e, por fim, 2% que vão escolher o cartão de débito programado.
A Pesquisa Hábitos de Consumo
Dia dos Namorados, da Boa Vista, foi realizada de forma quantitativa, por meio de abordagem via Internet, entre os meses de abril e maio de 2019, com pouco mais de 700 respondentes. O universo é representado por consumidores de modo geral, incluindo aqueles que buscaram informações e orientações no portal Consumidor Positivo da Boa Vista: www.consumidorpositivo.com.br. Para leitura dos resultados é preciso considerar 3% de margem de erro e 95% de grau de confiança.