Projeção do Sindicato das Empresas de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares do Nordeste Paulista (Sehorb), que representa oficialmente mais de 20 mil empreendedores em 60 cidades das regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos, aponta para um crescimento médio entre 25% e 28% no movimento do setor no Dia dos Namorados, celebrado na próxima quarta-feira, 12 de junho.
Trata-se da data mais importante no calendário do setor. “Há semanas os empreendedores estão se preparando com objetivo de proporcionar uma experiência diferenciada para os clientes”, afirma Rubens Antônio dos Santos, presidente do Sehorb.
Reserva antecipada – Uma das orientações é para que o público faça reservas antecipadas nos restaurantes, bares ou hotéis de preferência, de forma a evitar filas e para garantir maior conforto e agilidade no atendimento. Principalmente aqueles que pretendem celebrar esse momento romântico de uma forma especial, com ambientação temática, cardápio e bebidas refinados, e, muitas vezes, em um espaço mais exclusivo dentro do restaurante.
Mais procurados – Os segmentos gastronômicos mais procurados devem ser os de massas, risotos, frutos do mar, culinária oriental e os que oferecem um mix de sabores alinhado ao friozinho que valoriza, ainda mais, a comemoração do Dia dos Namorados. E detalhe: as opções que harmonizam com um bom vinho certamente levarão vantagem na preferência dos casais.
Para quem optar por celebrar em casa, até por ser meio de semana, os pedidos por delivery serão boa alternativa. Tanto que os restaurantes estão reforçando suas operações de entrega, segundo levantamento do Sindicato das Empresas de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares do Nordeste Paulista.
Hotelaria – O parque hoteleiro de Ribeirão Preto tem característica de ser mais voltado ao turismo de negócios e eventos, no entanto, sempre há demanda por parte de casais que buscam comemorar o Dia dos Namorados de uma forma mais aconchegante, intimista e tranquila. “Ressalto que o segmento está sempre preparado para oferecer uma ótima experiência em todos os cenários. No caso dos motéis, por exemplo, a projeção de ocupação ficará entre 90% e 100%”, observa Santos.
Dicas valiosas – Ainda segundo o presidente do Sehorb, muitos restaurantes, bares, hotéis e motéis, fazem promoções nessa época do ano. “Vale à pena acompanhar sites e perfis desses estabelecimentos nas redes sociais. A maioria das divulgações é feita por meio dos canais digitais onde também fica mais fácil, para o consumidor, verificar a estrutura das empresas e efetuar as reservas de forma imediata”, diz.
Outra dica é navegar nos sites, blogs e perfis de influenciadores digitais especializados em gastronomia e hotelaria. Muitos têm parcerias com restaurantes e hotéis, e podem até disponibilizar vouchers de descontos além de dicas para tornar a comemoração do Dia dos Namorados uma experiência ainda mais interessante.
Setor espera faturar 30% a mais em 2024
Pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da Alta Mogiana, divulgada nesta quinta-feira, 6 de junho, revela que 68% dos empresários do setor na macorregião de Ribeirão Preto esperam faturar 30% a mais do que no Dia dos Namorados do ano passado.
Segundo Renato Munhoz, presidente da Abrasel Alta Mogiana, datas como o Dia dos Namorados são muito importantes para proporcionar um alívio ao setor. No entanto, ele afirma ser indispensável que o poder público, em todas as suas esferas, preste a devida atenção às necessidades do setor.
“Apesar da expectativa de um aumento de 30% nas vendas no Dia dos Namorados, ainda enfrentamos um endividamento de 39%”, afirma. Nos últimos doze meses, 38% dos estabelecimentos não conseguiram reajustar seus preços, enquanto 54% realizaram ajustes conforme ou abaixo da inflação, e apenas 8% conseguiram reajustar acima da inflação.
A situação é ainda mais crítica quando se observa o desempenho do mês de abril, onde 23% das empresas registraram prejuízo, 35% ficaram em equilíbrio e 42% realizaram lucro. Para 43% dos empresários, o faturamento de abril foi menor que o de março, e apenas 30% relataram um aumento no mesmo período.