Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Dia do Servidor Público poderá diminuir eleitores nas urnas

Pesquisa foi divulgada na noite deste sábado (Foto - Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Dia do Servidor Público, comemorado na próxima segunda-feira, 28 de outubro, poderá diminuir o total de eleitores nas urnas nas cidades onde será realizado segundo turno para eleição dos prefeitos, inclusive Ribeirão Preto. Isso porque, a data é considerada Ponto Facultativo e, caso os trabalhadores decidam viajar durante o final de semana prolongado, eles poderão deixar de votar contribuindo para o aumento da abstenção.
O Dia do Servidor Público é uma data que simboliza o reconhecimento aos profissionais que trabalham na administração pública no Brasil. Além de ser uma ocasião de celebração, é ponto facultativo, resultando em folga para os servidores. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, por meio da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Em Ribeirão Preto, segundo Decreto 252 do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de 16 de novembro do ano passado a data será ponto facultativo na segunda-feira. No total, os cerca de 12 mil servidores municipais da ativa não trabalharão. A Câmara de Vereadores que tem 207 servidores comissionados e efetivos também não funcionará.

Neste ano, alguns estados anunciaram mudanças excepcionais na comemoração da data para o dia 1º de novembro: Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Goiás, Ceará e da Paraíba. Com a mudança na data, os servidores públicos terão o ponto facultativo acompanhado do feriado nacional do Dia de Finados, no dia 2 de novembro. Até o momento, o governo do Estado de São Paulo não informou se a data da comemoração será alterada para os servidores públicos estaduais. Se isso não for alterado mais servidores públicos em Ribeirão Preto podem optar por viajar.

No primeiro turno das eleições municipais deste ano, realizado dia 6 de outubro, o número de eleitores que deixaram de votar em Ribeirão Preto superou o total de votos conquistado por Ricardo Silva (PSD) e Marco Aurélio (Novo) que ficaram em primeiro e segundo lugar respectivamente. O balanço é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o Tribunal, dos 477.595 eleitores aptos a votar na cidade, 160.027 não compareceram às urnas. Ricardo Silva recebeu128.466 votos 48,44% dos válidos. Já Marco Aurélio obteve 66.136 votos, 24,94%.

O índice de abstenção ficou em 33,51%. Isso representa um novo recorde na história da cidade, superando o primeiro turno das eleições municipais, em 2020, quando o percentual foi de 32,4% em meio à pandemia da Covid-19.

Postagens relacionadas

Botafogo vai participar da Copa Paulista em 2020

Redação 8

Família procura jovem desaparecida em Santa Rosa de Viterbo

Luque

Prazo para pedir isenção de taxa de inscrição do Enem termina nesta quarta-feira

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com