Em comemoração à Semana do Consumidor, o Órgão de Proteção ao Consumidor de Ribeirão Preto (Procon-RP) – ligado á Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) – promoveu o Feirão de Negociação de Débitos para pessoas inadimplentes, com a participação de quase todos os bancos, empresas de telefonia, CPFL Paulista e Departamento de Água e Esgotos de (Daerp) e apoio da Promotoria do Consumidor e da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RP).
O evento começou na última quarta (13) e terminou nesta sexta-feira, 15 de março, quando o mundo celebra o Dia Internacional do Consumidor. Durante o mutirão foram realizados 291 atendimentos, média de 97 por dia, quase sete a cada 30 minutos. A negociação de dívidas atingiu o valor de R$ 269.717,04, mais de 47,2% de um total de R$ 570.748,08, de acordo com o Procon de Ribeirão Preto. Entre 19 e 23 de fevereiro, o Caminhão Itinerante do Serasa Consumidor passou pela cidade e atendeu 2.732 pessoas, média de 546 por dia – 54 por hora, quase uma a cada minuto.
Por causa do evento, nos últimos três dias o Procon -RP não atendeu as demandas normais, que serão retomadas na próxima semana. Mais informações pelo telefone 0800-772-9198, no período das 8h30 às 16 horas. O órgão de defesa do consumidor atende de segunda à sexta-feira e fica na rua Aureliano Garcia de Oliveira nº 266, no bairro Nova Ribeirânia, na Zona Sul.
Segundo o chefe de Divisão de Gerenciamento do Procon-RP, Feres J. Najm, representantes dos bancos, das operadoras de telefonia, companhia de energia e setores municipais como o Daerp participaram da ação. Um veículo itinerante da Fundação Procon de São Paulo esteve em Ribeirão Preto para atendimento à população. “O ônibus, climatizado e com mesas, ficou estacionado em frente à sede do órgão e os consumidores receberam orientações dos profissionais”, ressaltou.
O número de inadimplentes na cidade no ano passado estava em 253.260, cerca de 36,4% da população, estimada em 694.534, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – em janeiro saltou para 256,4 mil, quase 37% dos moradores, alta de 6,7% em comparação com o mesmo mês de 2018, segundo a Serasa Experian. A empresa diz que, em janeiro de 2019, o número de consumidores com débitos inadimplentes no país chegou a 61,2 milhões.
Dados apurados pelo Indicador de Inadimplência, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontam que em fevereiro o número de consumidores negativados cresceu 1,78% em comparação com o mesmo mês do ano passado, mas a quantidade de dívidas recuou 1,01%. O volume de pendências continua crescendo em dois setores específicos: o de bancos, com avanço de 2,04%; e o de água e luz, com aumento de 11,38%. Em contrapartida, comércio e comunicação registraram quedas de 6,91% e 9,57%, respectivamente.
Fevereiro fechou com aproximadamente 62,01 milhões de brasileiros com Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) negativados, o que representa 40,1% da população acima dos 18 anos. No Sudeste, região que compreende o maior contingente populacional, chegou a 26,63 milhões ou 39,9% da população adulta local. Quanto à estimativa por faixa etária, a maior frequência continua entre os que têm de 30 e 39 anos. Em fevereiro, mais da metade da população nesta faixa etária (51,1%) estava com o nome inscrito em alguma lista de devedores, somando um total de 17,59 milhões.