Tribuna Ribeirão
Economia

Dia do Consumidor Feirão do Procon-RP atende 291 pessoas

Em comemoração à Sema­na do Consumidor, o Órgão de Proteção ao Consumidor de Ribeirão Preto (Procon-RP) – ligado á Secretaria Munici­pal de Assistência Social (Se­mas) – promoveu o Feirão de Negociação de Débitos para pessoas inadimplentes, com a participação de quase todos os bancos, empresas de telefonia, CPFL Paulista e Departamento de Água e Esgotos de (Daerp) e apoio da Promotoria do Con­sumidor e da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Bra­sil (OAB-RP).

O evento começou na última quarta (13) e termi­nou nesta sexta-feira, 15 de março, quando o mundo celebra o Dia Internacional do Consumidor. Durante o mutirão foram realizados 291 atendimentos, média de 97 por dia, quase sete a cada 30 minutos. A negociação de dívidas atingiu o valor de R$ 269.717,04, mais de 47,2% de um total de R$ 570.748,08, de acordo com o Procon de Ri­beirão Preto. Entre 19 e 23 de fevereiro, o Caminhão Itine­rante do Serasa Consumidor passou pela cidade e atendeu 2.732 pessoas, média de 546 por dia – 54 por hora, quase uma a cada minuto.

Por causa do evento, nos últimos três dias o Procon -RP não atendeu as deman­das normais, que serão reto­madas na próxima semana. Mais informações pelo tele­fone 0800-772-9198, no perí­odo das 8h30 às 16 horas. O órgão de defesa do consumi­dor atende de segunda à sex­ta-feira e fica na rua Aurelia­no Garcia de Oliveira nº 266, no bairro Nova Ribeirânia, na Zona Sul.

Segundo o chefe de Di­visão de Gerenciamento do Procon-RP, Feres J. Najm, representantes dos bancos, das operadoras de telefonia, companhia de energia e seto­res municipais como o Daerp participaram da ação. Um ve­ículo itinerante da Fundação Procon de São Paulo esteve em Ribeirão Preto para aten­dimento à população. “O ôni­bus, climatizado e com mesas, ficou estacionado em frente à sede do órgão e os consumi­dores receberam orientações dos profissionais”, ressaltou.

O número de inadimplen­tes na cidade no ano passado estava em 253.260, cerca de 36,4% da população, estima­da em 694.534, segundo o Instituto Brasileiro de Geo­grafia e Estatística (IBGE) – em janeiro saltou para 256,4 mil, quase 37% dos morado­res, alta de 6,7% em compa­ração com o mesmo mês de 2018, segundo a Serasa Expe­rian. A empresa diz que, em janeiro de 2019, o número de consumidores com débitos inadimplentes no país che­gou a 61,2 milhões.

Dados apurados pelo In­dicador de Inadimplência, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apon­tam que em fevereiro o nú­mero de consumidores ne­gativados cresceu 1,78% em comparação com o mesmo mês do ano passado, mas a quantidade de dívidas recuou 1,01%. O volume de pendên­cias continua crescendo em dois setores específicos: o de bancos, com avanço de 2,04%; e o de água e luz, com aumen­to de 11,38%. Em contrapar­tida, comércio e comunicação registraram quedas de 6,91% e 9,57%, respectivamente.

Fevereiro fechou com apro­ximadamente 62,01 milhões de brasileiros com Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) ne­gativados, o que representa 40,1% da população acima dos 18 anos. No Sudeste, região que compreende o maior con­tingente populacional, chegou a 26,63 milhões ou 39,9% da população adulta local. Quan­to à estimativa por faixa etária, a maior frequência continua entre os que têm de 30 e 39 anos. Em fevereiro, mais da metade da população nesta faixa etária (51,1%) estava com o nome inscrito em alguma lis­ta de devedores, somando um total de 17,59 milhões.

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