As lojas do varejo de Ribeirão Preto terão abertura facultativa nesta sexta-feira, 2 de novembro, feriado do Dia de Finados, das nove às 17 horas. O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) prevê maior movimentação nos estabelecimentos, pois muitas pessoas aproveitarão o descanso prolongado para fazer compras e pesquisar preços e produtos. No sábado, dia 3, o atendimento será normal, das nove da manhã às cinco da tarde.
“Com a abertura dos estabelecimentos do Centro, das principais avenidas comerciais e dos bairros, lojistas e consumidores terão a oportunidade de anteciparem vendas e compras da ‘Black Friday’ e até do Natal, principais datas sazonais do segundo semestre”, comenta o presidente do Sincovarp, Paulo César Garcia Lopes.
De acordo com o site oficial da Black Friday (www. blackfriday.com.br), a expectativa no ano passado era que a ação alcançasse a marca de R$ 2,2 bilhões no País – um crescimento de 19% em relação a 2016 –, sendo mais de R$ 20 milhões somente em Ribeirão Preto. A estimativa foi gerada a partir do histórico das edições anteriores e com base no tráfego do portal idealizador da ação no Brasil.
Além da região central, o varejo ribeirão-pretano é forte nos corredores dos bairros – avenidas da Saudade (Campos Elíseos) e Dom Pedro I (Ipiranga) e Boulevard. O mercado de flores e velas deve aproveitar o feriado para incrementar as vendas. Nos quatro cemitérios de Ribeirão Preto são esperadas 155 mil pessoas neste Dia de Finados –50 mil no Cemitério da Saudade (Campos Elíseos), 80 mil no Bom Pastor (Parque Novo Mundo), 20 mil em Bonfim Paulista (Jardim São Leandro I) e cinco mil em um particular no Jardim das Acácias.
As vendas do comércio ribeirão-pretano caíram 1,21% em novembro do ano passado e subiram 0,38% em dezembro – o Natal ajudou a interromper uma sequência de três meses seguidos no “vermelho”. Em nove meses de 2018, o setor acumula sete quedas e apenas dois superávits, em agosto (0,79%) e janeiro. As vendas caíram 1,13% no acumulado de todo o ano passado. O índice foi melhor do que os de 2016 (queda de 2,73%) e 2015 (recuo de 3,78%) e pior que a retração de 0,46% de 2014.
“Black Friday”
Um pouco mais de um terço (37%) das compras da “Black Friday” deste ano, a megaliquidação do varejo marcada para a penúltima sexta-feira de novembro, é antecipação de compras de Natal. No caso de itens de vestuário, essa fatia é bem maior e chega a 53% do faturamento da megapromoção. Já para os eletrônicos, a participação está abaixo da média e corresponde a 32% das vendas
Os dados fazem parte de uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Ferraz Pesquisa de Mercado para saber as grandes tendências do evento deste ano. Nos últimos anos, varejistas e especialistas em mercado de consumo já tinham notado que a Black Friday vinha tomando espaço do faturamento do Natal. No entanto, não havia um dado que mostrasse a ordem de grandeza desse deslocamento de vendas.
Apesar da insegurança por parte dos consumidores provocada pelo desemprego em níveis elevados e pelo período pré-eleitoral, a enquete mostra que a totalidade dos entrevistados quer aproveitar a liquidação. Eles também estão dispostos a gastar um pouco mais nas lojas físicas e no comércio eletrônico. Neste ano, o desembolso médio nesses canais de vendas deve ser de R$ 1.283 por pessoa.
No ano passado, o gasto médio da Black Friday nas lojas físicas e no comércio online tinha sido R$ 1.178, segundo o Ebit, consultoria especializada em informações do canal eletrônico. De acordo com o Ebit, o comércio eletrônico deve faturar R$ 2,43 bilhões na “Black Friday” deste ano, alta de 15% na comparação com o ano passado. O número de pedidos pode registrar uma expansão de 6,4%, passando de 3,76 milhões para 4 milhões.
Um resultado que chama atenção é que, mesmo mais propenso às compras, a desconfiança dos brasileiros nas promoções é elevada. Segundo a pesquisa, para 67% dos entrevistados, as promoções ainda não estão num patamar sólido. A pesquisa online consultou 403 consumidores, de todos os estratos sociais, em quatro Estados (Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul) e o Distrito Federal, entre os dias 10 e 21 de setembro.