Adriana Dorazi – especial para o Tribuna Ribeirão
As pesquisas de comportamento de consumo indicam que mais da metade das pessoas não resiste aos apelos de venda das promoções conhecidas como Black Friday. Essa estratégia de vendas foi incorporada de outros países e está começando cada vez mais cedo, bem antes da última sexta-feira, dia 29.
O balanço de vendas de Ribeirão Preto ainda não foi divulgado, mas de acordo com dados do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV Sincovarp/ Câmara de Dirigentes Lojistas -CDL) a estatística bate. Cerca de 66% dos consumidores ribeirão-pretanos pretendiam ir às compras na penúltima data sazonal do calendário varejista. O crescimento médio de vendas está previsto para ficar entre 2% e 4% na comparação com o mesmo período do ano passado.
O resultado prático são casas mais cheias, apesar dos espaços de moradia estarem cada vez menores. Para quem quer equilibrar as coisas, na próxima terça-feira, dia três, será realizado um dia inteiro de desapego: o Dia de Doar. Inspirada no movimento global Giving Tuesday, a iniciativa incentiva a comunidade, as empresas e as organizações a promoverem a cultura de doação, ajudando a construir um país mais solidário e consciente, sendo resposta à Black Friday.
Você é solidário?
A realização da ação poucos dias após a Black Friday surge como oportunidade para equilibrar o foco no consumo com a prática da solidariedade. Segundo dados do relatório da Oxfam, divulgado durante o Fórum Econômico Mundial, no início deste ano, 63% da riqueza do Brasil está concentrada em 1% da população. O estudo indica ainda que os 50% mais pobres detêm apenas 2% do patrimônio do país, cenário que reforça a necessidade da difusão da cultura de doação, além de medidas que diminuam a desigualdade social.
Dados de edições anteriores do Dia de Doar demonstram o impacto desse movimento no Brasil, visto que a ação impulsionou a participação de mais de 39 milhões de pessoas em 2023, em 92 cidades de todas as regiões do país e com a arrecadação de mais de 4,5 milhões de reais em doações.
Este ano, o Dia de Doar incentiva também a realização de campanhas comunitárias, que mobilizam recursos locais para que sejam investidos na própria comunidade. No site www.diadedoar.org.br, é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, saber como liderar uma campanha e até modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do movimento.
Reflexão
Para especialistas, o consumo não precisa ser visto como vilão, mas deve vir acompanhado de consciência. Iniciativas sociais têm buscado unir os dois movimentos. Algumas marcas, por exemplo, oferecem promoções atreladas à doação de parte das vendas, enquanto ONGs utilizam o período de maior visibilidade para captar novos doadores.
Em tempos de desafios econômicos e sociais, o contraste entre a busca por bens materiais e a generosidade escancara um dilema contemporâneo: o que realmente importa no final das contas? Seja com sacolas cheias ou com uma doação para quem precisa, fica a mensagem de que o equilíbrio é o melhor caminho para consumo consciente e sociedade mais solidária.
Como participar do Dia de Doar
Qualquer pessoa pode participar do Dia de Doar, basta escolher uma causa com a qual tenha afinidade e realizar a contribuição. As doações podem ser feitas diretamente para organizações ou por meio de campanhas disponíveis nas plataformas digitais. Nas redes sociais, o uso da hashtag #diadedoar é incentivado para inspirar mais pessoas a fazerem parte do movimento.
Além disso, empresas e comunidades são convidadas a promover suas próprias ações, como arrecadações de alimentos e roupas, além da doação financeira. A ideia é que cada iniciativa, por menor que pareça, contribua para o fortalecimento da cultura da solidariedade no país.
Ação em Ribeirão Preto
De 3 a 12 de dezembro, Ribeirão Preto recebe pela primeira vez a ação social global Dia de Doar. “Estamos mobilizando diversas frentes simultâneas. Além da programação de abertura da campanha no Dabi Business Park, vamos realizar blitzes em pontos estratégicos da cidade, com voluntários conscientizando a população sobre o movimento e captando arrecadações. Teremos caixas para coleta de panetones para pessoas em situação de rua, brinquedos para crianças, produtos de saúde e muito mais,” explica Henrique Oliveira, CEO da Procausa e membro da diretoria do Instituto Procausa, uma das realizadoras do Dia de Doar Ribeirão Preto.
Para ampliar o engajamento, também haverá estratégias digitais nas redes sociais com perfis e influenciadores voluntários conectando ações junto às organizações e projetos envolvidos.
A abertura do Dia de Doar será no dia 3 de dezembro com a realização do evento “O Poder da Aliança entre Campanhas de Arrecadação e ESG”, que vai discutir as melhores práticas e tendências em captação de recursos para ONGs.
A programação traz informações sobre como as estratégias de ESG podem ser implementadas de forma eficaz em empresas e organizações sociais e também busca promover uma rede de relações para fomentar parcerias estratégicas, potencializando impacto das iniciativas das entidades.
“O Dia de Doar se soma às atividades que apoiamos dentro do Conexão Social, como o Fórum ESG e as parcerias com a Procausa. Vemos esta ação como uma oportunidade de ampliar esta atuação e mostrar a importância dos negócios sociais de impacto,” explica Gabriella Delfante, Gerente de Comunidade do Dabi Business Park.
O Dia de Doar Ribeirão Preto tem como parceiros Instituto ConecTwoo de Pesquisa e Educação Empreendedora, AVA – Associação Vida Animal, Projeto Mudando Vidas, Associação DECO (Meninas do Esporte), ABRACCIA – Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infantil e Adulto e Instituto Maria da Graça.
Dia de Doar Ribeirão Preto
De 3 a 12 de dezembro
Redes Sociais: @diadedoar.rp
website: https://lp.procausa.com.br/diadedoar-rp